Orquestra Sinfônica da USP divulga programação para a temporada de 2008

A Orquestra Sinfônica da USP realiza apresentações na Sala São Paulo, no Teatro Cultura Artística, no Auditório Ibirapuera, entre outros. Há também di

qui, 13/12/2007 - 9h09 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica da USP apresenta sua Temporada 2008, com uma programação extensa e bem diversificada, na qual são valorizados grandes nomes da música clássica nacional e internacional. A orquestra também receberá solistas e maestros convidados ao longo do ano. Entre as principais séries do programa há as já conhecidas séries Mosaico, Têmpera, Batique e Aquarela. Vale ainda mencionar a participação da orquestra no Festival de Inverno de Campos do Jordão, sem contar os concertos didáticos (Dominó Sinfônico), realizados na Sala São Paulo, e os Concertos Comentados ao Meio-Dia, eventos gratuitos que ocorrem no Anfiteatro Camargo Guarnieri.

A Temporada de 2008 da Orquestra Sinfônica da USP começa com dois festivais sob a regência de seu maestro titular, Carlos Moreno: No dia 16 de fevereiro com o Festival Villa-Lobos, no Auditório Ibirapuera (tanto no espaço interno do auditório quanto no externo), onde será interpretado o ciclo completo das nove Bachianas Brasileiras. O concerto terá como solistas convidadas a soprano Rosana Lamosa e a pianista Sônia Rubinsky. Em 11 de março, a OSUSP promove o Festival Richard Wagner, no Teatro Cultura Artística, com destaque para trechos das óperas O Navio Fantasma e O Anel de Nibelungos.

Entre os meses de março e junho, quatro concertos serão realizados na Sala São Paulo, dentro da Série Mosaico.  Em 18 de março, na estréia dessa série, “Beeethoven Eterno”, com a execução da Sinfonia nº9, do compositor alemão. No mês seguinte no concerto “Todas as Águas”, a OSUSP prestigia os 80 anos de vida do maestro e compositor Edino Krieger e os 30 anos de carreira da soprano Martha Herr. No programa O Belo Danúbio Azul, de Johann Strauss Filho, Canticum Naturale, de Krieger, entre outras.

Na seqüência dessa série, há ainda o concerto “Galla Lírica – Homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil”, em maio. Além da colônia nipônica, serão homenageados Roberto Miranda, que completará 60 anos, e também Giacomo Puccini, que completaria 150 anos em 2008, sendo que este último compositor será lembrado por meio da ópera Madame Butterfly, que será apresentada em forma de concerto. Para finalizar o primeiro semestre, no dia 24 de junho haverá uma apresentação prestigiando a obra de Leonard Bernstein, que no ano que vem completaria 90 anos.

Durante o ano de 2008, na Série Têmpera, na Sala São Paulo, a OSUSP realiza também apresentações com grandes momentos de seus ciclos completos, realizados em temporadas anteriores. Na abertura, em agosto, o programa apresenta peças de Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Aaron Copland, além da estréia da obra vencedora do Concurso de Composição Camargo Guarnieri 2007. Nos concertos seguintes dessa série, outros compositores da música erudita serão lembrados, entre eles Tchaikovsky, Mozart, Beethoven, Brahms e Haendel.

Da USP

(M.C.)