Orquestra Sinfônica da USP apresenta Festival Villa-Lobos no Auditório Ibirapuera

Será neste sábado, a partir das 10 horas

qui, 14/02/2008 - 14h31 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 16 de fevereiro, a Orquestra Sinfônica da USP realiza o Festival Villa-Lobos, a partir das 10 horas na parte interna do Auditório Ibirapuera.

O concerto homenageia o mais famoso compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), com a execução completa do ciclo das nove Bachianas Brasileiras. ­ A regência fica a cargo do maestro titular da orquestra, Carlos Moreno.

Esta será a primeira vez que a OSUSP executará as Bachianas Brasileiras na íntegra em uma mesma apresentação.

As Bachianas Brasileiras é um dos destaques no conjunto da obra de aproximadamente mil composições de Villa-Lobos. A motivação para compor as obras do ciclo, de acordo com o próprio compositor, foram as semelhanças que encontrou entre músicas folclóricas do sertão brasileiro e a obra do alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). As nove peças foram escritas entre os anos de 1930 e 1945, sendo que duas de suas obras mais gravadas pertencem a esse ciclo: a “Ária (Cantilena)” que abre as “Bachianas Brasileiras nº 5” e a “Tocata (O Trenzinho do Caipira)”, quarta parte das “Bachianas Brasileiras nº 2”.

O evento contará com comentários do compositor Almeida Prado e participação especial da pianista Sônia Rubinsky e da soprano Rosana Lamosa.

OSUSP apresenta Festival Villa-Lobos

Local: Auditório Ibirapuera

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 do Parque Ibirapuera

Horário: 10 horas

Da Orquestra Sinfônica da USP

(C.C.)