Orquestra Petrobrás no Festival de Inverno de Campos do Jordão

Apresentação terá as participações da soprano Rosana Lamosa e do tenor Fernando Portari

qui, 20/07/2000 - 11h24 | Do Portal do Governo

O Festival de Inverno de Campos do Jordão, da Secretaria de Cultura do Estado, traz nesta quinta-feira, dia 20, a partir das 21 horas, no Auditório Claudio Santoro, a Orquestra Petrobrás Pró-Música, sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá. O concerto terá como solistas convidados a soprano Rosana Lamosa e o tenor Fernando Portari. No repertório, árias e duetos românticos de Carlos Gomes, Mascagni, Puccini, Bizet, leoncavallo, Massenet e Gounod.

Ao longo da carreira, Fernando Portari participou de inúmeras produções operísticas, como Così fan tutte, no Festival de Würzburg; Willian Ratcliff, em Kiel; Orfeu ed Euridice, em Bayreuth; O Barbeiro de Servilha, Os Pescadores de Pérolas, Don Pasquale, Don Giovanni, Turandof, Falstaff,
Tannhäuser, L´Elisir d´Amore, Otello, Fidelio, La Cenerentola, La Bohème e Carmen, em São Paulo; La Cenerentola e La Bohème em Curitiba; além de ter se apresentado ao lado de grandes nomes como Renato Bruson, Eva Marton, Dennis O’Neill, Vladimir Bogachov, Kristjan Johansson e Enzo Dara.Em 1998, estreou em Veneza no papel de Jaquino, da ópera Fidelio. Este ano, voltará à Itália para uma produção de Rigoletto e, em 2001, fará seu debut nos Estados Unidos em uma produção de L’Elisir d’Amore, na Ópera de São Francisco.

Uma das mais requisitadas sopranos do país, Rosana Lamosa iniciou sua carreira internacional com apresentações na Ásia e na Europa, especialmente na Suíça, onde foi solista do Stadtatheater St. Gallen. Participou da estréia mundial da opera Alma, de Cláudio Santoro, no Teatro Amazonas, em
1998, no papel-título. Dois anos antes, cantou na abertura dos Festivais de Campos do Jordão e Itu. Atuou nas montagens de II Guarany, LaTraviata, L´Elisir D´Amore, Carmen, La Bohéme, Don Giovanni, Cosi fan Tutte, As Bodas de Figaro, A Flauta Magica, Suor Angelica, Orfeo ed Euridice e Don Casmurro, entre outras. Recebeu o Prêmio APCA como melhor cantora erudita, em 1996. Em 1999, foi agraciada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com o Prêmio Carlos Gomes – Hours Concours, por sua carreira de destaque na musica lírica.