Orquestra Jovem traz dupla Haru para espetáculo no Memorial

Espetáculo gratuito será realizado na sexta-feira, 14, a partir das 20h

ter, 11/03/2008 - 11h45 | Do Portal do Governo

A Orquestra Jovem do Estado, com a direção artística e regência do Maestro João Maurício Galindo, traz a São Paulo a dupla Haru do Japão para ser a atração especial do primeiro concerto da ‘Estadualzinha’ no ano em que se comemora o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

O espetáculo gratuito será realizado na sexta-feira, dia 14 de março, a partir das 20h, no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura, 664 – Portões 12 e 13 – tel.: 3823.4660).

A Orquestra Jovem do Estado é formada por 70 músicos bolsistas e faz parte dos grupos de músicos jovens do Centro Tom Jobim, com direção artística do Maestro João Mauricio Galindo.

O Centro Tom Jobim é uma Organização Social da Cultura ligada à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

O Espetáculo, pelo Maestro João Maurício Galindo

No ano em que se comemora o centenário da imigração japonesa no Brasil surgem os mais diversos exemplos da efetiva mescla cultural que vem ocorrendo em nosso país entre essas duas culturas. Contudo, um dos exemplos mais intrigantes talvez seja o que está no outro lado do mundo.

A dupla Haru, formada por Minako Ogata (flauta) e Mizuo Ogata (violão), faz, há vários anos, um belo trabalho de canções próprias e muitas dessas canções são sambas, choros e bossa nova. Apaixonada pela cultura brasileira, a dupla dá continuidade, lá no Japão, ao amálgama que vem acontecendo aqui no Brasil há um século.

Aliás, a paixão da dupla não é só pelo Brasil, mas por toda a América Latina. Assim, será uma grata experiência assistir à apresentação única que a dupla fará no Memorial da América Latina.

Acompanhada pela Orquestra Sinfônica Jovem do Estado, a dupla Minako e Mizuo Haru apresentará canções de sabor oriental, latino-americano e brasileiro, todas de autoria própria.

As orquestrações serão de Fábio Prado e o espetáculo terá a participação especial do violonista Edmilson Capelupi.

Orquestra Jovem do Estado

Formada por 70 músicos e ligada ao Centro Tom Jobim, a Orquestra Jovem do Estado é uma das raras orquestras brasileira dedicadas à experimentação musical para estudantes. Sob direção do maestro João Maurício Galindo, o grupo oferece aos jovens uma experiência fundamental para a formação musical e proporciona importante oportunidade de profissionalização.

Fundada em 1979, a Orquestra Jovem do Estado representou o Brasil no 2° Encontro Latino Americano de Orquestras Juvenis, realizado na Argentina, e foi responsável por apresentações brasileiras de primeiras audições de obras de Dvorák e Händel. Atualmente, tem se apresentado com solistas de renome como Antonio Del Claro, Cláudio Cruz, Gilberto Tinetti, Marcelo Jaffé, Gretchen Miller, Adélia Issa, Céline Imbert, entre outros.

João Maurício Galindo – Coordenador Artístico e Regente

João Maurício começou sua atividade como regente em 1983, trabalhando com grupos de estudantes no Centro de Música do Sesc Consolação.

Em 1985 concluiu bacharelado em música pela Unesp, onde teve como principal mestre o compositor francês Michel Philippott.

Em 1990 foi o único brasileiro escolhido para participar do 1º Curso Internacional para Jovens Diretores de Orquestra, promovido pela OEA e realizado em Caracas, na Venezuela.

De volta, foi convidado para assumir a direção da Orquestra Jovem Maestro Eleazar de Carvalho, frente à qual vem realizando um sério trabalho essencialmente pedagógico.

Com o passar do tempo, o maestro Galindo recebeu vários outros convites, tendo estado à frente da Orquestra Amazonas Filarmônica, da Orquestra de Santos e da Orquestra de São Bernardo do Campo.

Foi também regente da orquestras de bolsistas dos Festivais de Inverno de Campos do Jordão nos anos de 1998, 2000 e 2002.

Em 2000 foi escolhido pelos próprios músicos da Orquestra Jazz Sinfônica para ser seu regente estável. Nesse mesmo ano concluiu sua pós-graduação pela USP, onde foi orientado pelo Prof. Dr. George Olivier Toni.

Hoje, Galindo está à frente da Orquestra Jovem do Estado e da Orquestra Jazz Sinfônica. Atua também na série de concertos infantis beneficentes, promovidos pela Tucca, associação que dá apoio a crianças e adolescentes com câncer, e mantém um programa diário na Rádio Cultura FM, o “Pergunte ao Maestro”.

Serviço:

Orquestra Jovem do Estado

Data: 14 de março de 2008, sexta-feira, 20h – Gratuito

Local: Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – Tel.: 3823.4768)

876 lugares – Acesso para deficientes físicos – Ar condicionado

(C.C.)