Orquestra Jazz Sinfônica presta tributo a Cyro Pereira

Espetáculo está programado para o sábado, 8, no Memorial da América Latina, na capital

seg, 03/12/2007 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Jazz Sinfônica realiza uma homenagem ao grande Maestro Cyro Pereira na última apresentação do ano da série “Prata da Casa”, no sábado, 8,  às 21h00, no Memorial da América Latina, capital, com o show “Tributo à Cyro Pereira”.

O espetáculo “Tributo à Cyro Pereira” será regido pelo maestro Fábio Prado e o repertório será todo de Cyro Pereira, atual compositor residente da Jazz Sinfônica e presente na orquestra desde a sua criação em 1990. São músicas como Aquarela de Sambas, Toada da Suíte   Brasiliana e Saxomania, além de outras obras com arranjos do maestro Cyro Pereira, feitos especialmente para a Jazz Sinfônica, como Adios Nonino de A. Piazzolla, Prelúdio em E de J.S.Bach e Concerto Fantasia para Piano e Orquestra em Ré Maior, baseado em temas de Ernesto Nazareth, entre outras.

Na Jazz Sinfônica desde a sua criação, o Maestro Cyro Pereira, é um dos ícones da música brasileira, com um currículo de mais de mil arranjos e composições, trazendo na sua bagagem toda a experiência das orquestras de rádio e TV dos anos 50 e 60 e é um dos pilares da arquitetura sonora da Jazz Sinfônica.

Programa

 Aquarela de Sambas – Cyro Pereira

Toada da Suíte  Brasiliana – Cyro Pereira

Adios Nonino – A. Piazzolla

Arranjo: Cyro Pereira

Solo de piano: Marcelo Ghelfi

Solito – Cyro Pereira

Solo de clarinete: Tiago Naguel

Concerto Fantasia para Piano e Orquestra em Ré Maior

Baseado em temas de Ernesto Nazareth

Arranjo: Cyro Pereira

Solo: Cecília Moita

Saxomania – Cyro Pereira

Canções de “West Side Story” – L.Bernstein

Orquestração: Cyro Pereira

Prelúdio em E – J.S.Bach

Arranjo: Cyro Pereira

Suíte Natalina

Arranjo: Cyro Pereira

 

Quem é quem  

Cyro Pereira – É um dos mais importantes nomes da história da música instrumental brasileira e está na ativa desde 1947, quando escreveu seu primeiro arranjo orquestral. Nasceu em Rio Grande (RS) no dia 14 de agosto de 1929.

Cyro foi o diretor de orquestra dos festivais da TV Record e, por 24 anos, permaneceu nessa emissora em programas de enorme importância como “O Fino da Bossa” com Elis Regina e Jair Rodrigues, onde se tornou conhecido e respeitado por diferentes gerações de músicos.

Recebeu diversos prêmios como compositor e arranjador: Troféu Roquete Pinto (1957 e 1967), Melhor Compositor do Ano, pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo (1962), prêmio da Academia Brasileira de Música por seu Concerto em Ré Maior, sobre temas de Ernesto Nazareth (1964) e prêmios como regente e arranjador no Festival Onda Nueva, em Caracas / Venezuela (1972).

Como compositor de música erudita, teve seu quarteto de cordas estreado pelo Quarteto Municipal em 1973 e seu concertino para Zimbo Trio e Orquestra foi estreado pela Orquestra do Teatro Colón, de Buenos Aires, sob a regência de Simon Blech. Cyro Pereira é, entretanto mais conhecido por sua parceria com Mário Albanese na criação de Jequibau, que teve dezenas de gravações no mundo inteiro. Ele lecionou orquestração na Unicamp e está à frente da Orquestra Jazz Sinfônica desde 1990, quando do início da Universidade Livre de Música e da criação da Jazz Sinfônica.

“Estou muito feliz com minha profissão: ela me deu tudo o que queria”, diz Cyro Pereira, que viu seu trabalho como compositor ser coroado com a gravação do CD 50 anos de música brasileira, lançado pela gravadora Pau-Brasil, em 1997, onde reuniu seis obras de sua autoria e uma (Carinhoso) de Pixinguinha, em arranjo magistral de sua autoria.

Cyro Pereira definiu o que a música representa para si numa simples frase: “Só vivi de música e a música me ensinou tudo na vida”.

Jazz Sinfônica do Estado – É um dos grupos profissionais do Centro Tom Jobim, uma Organização Social da Cultura ( O.S.) ligada à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Centro Tom Jobim – Importante núcleo cultural e educacional que reúne a Universidade Livre de Música (ULM), o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, a Banda Sinfônica do Estado, a Jazz Sinfônica, o projeto Ópera Estúdio, a Orquestra Jovem do Estado, a Banda Jovem do Estado, a Orquestra Jovem Tom Jobim, o Coral do Estado, o programa de rádio Supertônica, 12 grupos artísticos de alunos, um Núcleo de Música Antiga e o Teatro Caetano de Campos.

SERVIÇO

Memorial da América Latina

Auditório Simon Bolívar

Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664

Tel.: (11) 3823-4600

Horário: 21h00

Metrô Barra Funda

Entrada Franca

Retirar ingressos na bilheteria:

Dia 07/12 (sexta-feira) – das 14h00 às19h00

Dia 08/12 (Sábado) – das 14h às 21h00 (ou até os ingressos acabarem)

Lotação: 876 lugares

Estacionamento pago no local ( R$ 10,00 ) sem manobrista

 

Da  Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)