Orquestra Jazz Sinfônica celebra dez anos ao lado de Vânia Bastos

nd

qui, 01/06/2000 - 18h39 | Do Portal do Governo

Considerada um dos principais arquivos sonoros da música brasileira, a Orquestra Jazz Sinfônica, corpo estável da Universidade Livre de Música – ULM, pertencente a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, dá prosseguimento às comemorações de seus dez anos, com mais dois concertos, no Teatro Municipal, no dia 3 de junho, e no Memorial da América Latina, no dia 17.
Nestes concertos, a Orquestra contará com convidados especiais, como a cantora Vânia Bastos – primeira solista a se apresentar no concerto de inauguração da Jazz Sinfônica – e os músicos Arrigo Barnabé (piano) e Eduardo Gudin (violão) – fundadores da Orquestra. Vânia Bastos incluiu no repertório as canções ‘Passarim’, de Tom Jobim, ‘Cidade Oculta’, de Eduardo Gudin e Arrigo Barnabé, e ‘Bem Bom’, também de Gudin, Arrigo e Carlos Rennó.
A Jazz Sinfônica se destaca pelo tratamento sinfônico à música popular, especialmente
a brasileira, resgatando a tradição das grandes orquestras. Desde sua criação, em maio de 1990, vem se notabilizando por revolucionar a linguagem instrumental da música popular e renovar a temática das orquestras que existiam no Brasil nas décadas de 40 a 60. É possivelmente a única
orquestra do gênero em todo o mundo a manter-se em plena atividade.
À frente da Orquestra está o maestro Cyro Pereira, auxiliado pelo regente-adjunto Mateus Araújo, de apenas 29 anos, tendo como diretor artístico o violista Marcelo Jaffé. Possui repertório variado, incluindo desde valsas, choros consagrados e obras inéditas de jovens compositores. Seu repertório conta atualmente com mais de 400 composições.

JAZZ SINFÔNICA – 10 ANOS
3 de junho, às 21 horas
Teatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/nº – Tel. 223-3022
Ingressos: R$ 5,00 e R$ 15,00

17 de junho, às 21 horas
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade 664 – Tel. 3823-9611
Entrada franca