Orquestra Filarmônica do Senai faz concerto no Sesi

O concerto acontece sábado, às 16 horas. A entrada é franca

qui, 17/05/2007 - 11h03 | Do Portal do Governo

O Sesi Vila Leopoldina apresentará concerto da Banda Sinfônica do Exército (BSE) no sábado, 26, às 16 horas. A Orquestra Filarmônica do Senai fará a abertura do evento. A programação musical integra o  projeto Telefônica Apresenta: Sesi Música 2007.

No repertório, os músicos  apresentarão canções de compositores como os brasileiros Dorival Caymi e Edmundo Villani-Cortes, o norte-americano Robert W. Smith e o alemão Georg Friederich Haendel.

A filarmônica do Senai, sob regência do maestro Thomaz Ferreira Martins, foi formada no ano passado e é composta por alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem industrial da entidade. Além de disseminar cultura, a iniciativa pretende incentivar o trabalho em equipe, a cooperação e a disciplina.

Histórico da banda

Para o desenvolvimento das atividades da BSE, o General Francisco Roberto de Albuquerque, então Comandante Militar do Sudeste e ex-Comandante do  Exército, convidou o Maestro Benito Juarez por meio da Fundação Cultural Exército Brasileiro em 2002, indicando-o como o seu diretor artístico e regente titular do grupo musical.

Uma importante proposta do grupo é o aperfeiçoamento técnico-artístico dos seus integrantes baseado em uma formação musical de excelência. O intuito é fazer da música um bem comum, que integre as atividades culturais do exército, para estabelecer um elo artístico-cultural com a sociedade e impulsionar a difusão da música e das tradições da Força Terrestre.

A banda já se apresentou nos teatros municipais de São Paulo, de Barueri e de Osasco, Cultura Artística, Sérgio Cardoso, no Pedro Calmon (Brasília-DF), Castro Mendes (Campinas/SP), Politheama (Jundiaí/SP), Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (RS), na Sala São Paulo, no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

Em conjunto com o Em conjunto com o Coralusp e solistas vocais a BSE apresenta importantes obras do repertório coral-sinfônico: Carmina Burana, de Carl Orff, O passarinho da praça da Matriz, de Villani-Cortes, Sinfonia dos Salmos de Igor Strawisnky (participação de 300 cantores do grande coral dos meninos cantores do Brasil), Ode à Santa Cecília de Haendel e canções natalinas de autores e épocas diversas.

O Maestro

Benito Juarez já foi considerado cinco vezes como melhor regente do Estado de São Paulo pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), que também o classificou como o Grande Prêmio da Crítica – a mais alta honra concedida a um músico no País e, pela primeira vez, atribuída a um regente.

Já se apresentou nos Estados Unidos, Europa, África, América do Sul e Japão. É o fundador, diretor artístico e regente titular do Coral da Universidade de São Paulo (USP) desde 1967. Foi ainda regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas durante 25 anos e criou o departamento de música da Orquestra Sinfônica da Unicamp, na qual atuou como professor titular do Instituto de Artes.

Recebeu do Ministério da Cultura o Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho por uma comissão de intelectuais e artistas brasileiros como o melhor regente do País. Foi condecorado pelo exército brasileiro no grau de Comendador da Ordem do Mérito Militar como reconhecimento por sua brilhante carreira.

Desde 2002, quando foi fundada a Banda Sinfônica do Exército, Juarez é seu diretor artístico e regente.

Programa Suíte Música Aquática

Hornpipe

G.F. HaendelSamba da Minha Terra

Dorival Caymmi

Arr.: Hudson NogueiraCanções do Marinheiro e do Mar

Robert W. SmithUm Retrato de Ellington

Floyde E. WerleSuite Latino-Mexicana

Passo Doble

Alfred ReedBraseijo

Edmundo Villani-Cortes

SERVIÇO:

Telefônica Apresenta: Sesi Música 2007 – Banda Sinfônica do Exército

Local : Ginásio de Esportes do SESI Vila Leopoldina – Rua Carlos Weber, 835

– Vila Leopoldina

Data e horário : dia 26 (sábado), às 16 horas.

Capacidade: 900 lugares

Informações : (11) 3832-1066

Recomendação etária: não indicado para menores de 12 anos

Entrada: Franca