Orquestra de Sopros Brasileira se apresenta no Memorial neste sábado

O concerto se integra à série Memorial Sinfônico, que todo mês traz um conjunto musical erudito de partes variadas do Brasil

ter, 15/05/2007 - 9h03 | Do Portal do Governo

A Orquestra de Sopros Brasileira se apresenta no sábado, dia 19, no Memorial da América Latina. O concerto se integra à série Memorial Sinfônico, que todo mês traz um conjunto musical erudito de partes variadas do Brasil. Em junho (dia 7) será a vez da OCA – Orquestra de Câmara do Amazonas. É excelente oportunidade para conhecer uma das orquestras que mais valorizam novos compositores eruditos.

A Orquestra de Sopros Brasileira  foi criada em 1992 pelo Maestro e Diretor do Conservatório de Tatuí, Antonio Carlos Neves Campos. Em 1995, ela gravou o primeiro CD, Compositores Brasileiros. Era o início de um trabalho de documentação de obras de diversos gêneros, que resultou em 8 álbuns, entre eles, Arranjadores Brasileiros (2001) e Do Coração da Alma (2004), com obras de Hudson Nogueira.

Vem realizando uma série de encomendas a arranjadores e compositores brasileiros, incentivando assim a produção de obras originais para banda tais como: Sinfonia nº 1, de Edmundo Villani-Côrtes, Sinfonia Anõia, de Sergio Vasconcellos-Corrêa, que mereceu prêmio de melhor obra sinfônica de 1999, Retratos do Brasil, de Hudson Nogueira, Portrait e Concerto para Banda, de Edson Beltrami.

A direção artística e regência são do maestro Dario Sotelo. Vários regentes têm atuado como convidados: Arnald Gabriel (USA), László Morosi (Hungria), Virginia Allen (USA) e Daniel Havens (USA/Brasil), David Antezana (Argentina), Francisco Grau Vegara (Espanha), Isaac Daniel Jr. (USA), Juan Ringer (Argentina), Pamela Bustos (USA), Pablo Sanches Torrella (Espanha) e Dwight Satterwhite (USA).

Serviço:

Orquestra de Sopros Brasileira

Concerto da Série Memorial Sinfônico

19 de maio de 2007, 21h – Ingressos: R$ 10,00 e meia entrada

Auditório Simón Bolívar

Fundação Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (portão 12)

Do Departamento de Comunicação Social do Memorial da América Latina

(R.A.)