Orquestra de Câmara da USP abre hoje temporada 2007

Camargo Guarnieri é homenageado em concerto no Masp

sex, 30/03/2007 - 8h47 | Do Portal do Governo

A Orquestra de Câmara da USP (Ocam) abre a temporada de 2007 homenageando um dos principais compositores brasileiros, Camargo Guarnieri, lembrando os 100 anos de seu nascimento.

Sob a regência de Aylton Escobar, os concertos acontecem dia 30 de março, na USP, e no dia 1º de abril, no Museu de Arte de São Paulo (MASP). No programa, três peças de Camargo Guarnieri e uma peça do russo Prokofiev.

O evento começa com os Ponteios nº 46 e 48, de Guarnieri. Ainda na primeira parte do espetáculo, a Orquestra executa a Suíte Vila Rica, do mesmo compositor, obra de 1958 definida como fundamental no currículo do músico. Já na segunda parte do programa, a Ocam interpreta Sinfonia Clássica nº 1 “Clássica” Op. 25, do russo Sergei Prokofiev, uma paródia espirituosa do autor sobre o estilo de Haydn.

O programa ainda conta com a participação especial de grandes instrumentistas na execução dos Ponteios nº 46 e 48. São eles Betina Stegmann e Nelson Rios, no violino, Marcelo Jaffé, na viola e Robert Suetholz, no violoncelo, integrando a orquestra como parte do projeto da OCAM de intensificar o convívio dos jovens instrumentistas com profissionais atuantes.

Do site da USP

 

(AM)