“Opinião Nacional” discute a guarda compartilhada de filhos

Debate vai ao ar pela TV Cultura nesta quinta-feira, 19

qui, 19/06/2008 - 8h02 | Do Portal do Governo

Na última sexta-feira, 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que institui a guarda compartilhada de filhos de casais divorciados, uniões estáveis ou de relações eventuais. A novidade, que afeta a família brasileira, será debatida na TV Cultura nesta quinta-feira, 19, às 22h40, no programa Opinião Nacional, apresentado por Alexandre Machado.

Antes, tínhamos a guarda unilateral, quando a criança fica apenas sob a responsabilidade do pai ou da mãe que toma todas as decisões referentes à educação e ao dia-a-dia. Com a guarda compartilhada, ambos devem participar de todas as decisões sobre a vida da criança. As atribuições de cada um e os períodos de convivência são definidos pelo juiz.

Para debater o novo formato de guarda dos filhos, o Opinião Nacional convidou Giselle Groeninga, psicanalista, diretora do Instituto Brasileiro de Direito de Família; Rodrigo Dias, jornalista, presidente da ONG Pais para Sempre; Henrique Nelson Calandra, desembargador, presidente da Associação Paulista de Magistrados; e Demóstenes Torres, senador do DEM-GO.

Da Fundação Padre Anchieta

(M.C.)