“Operários”, de Tarsila do Amaral, é símbolo da Primavera dos Museus

A obra é um raro exemplo de reunião da etnia brasileira

sáb, 20/09/2008 - 10h08 | Do Portal do Governo

Operários, uma das mais importantes obras da artista plástica modernista Tarsila do Amaral, produzida em 1933, foi a tela escolhida para representar o tema principal do evento Primavera dos Museus, iniciativa do departamento de Museus do IPHAN, Ministério da Cultura, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro em todo o Brasil.

A obra é um raro exemplo de reunião da etnia brasileira. Por isso foi escolhida para refletir o papel dos museus frente ao diálogo intercultural, do pluralismo de idéias, do desenvolvimento humano e do respeito à diversidade.

A programação do Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo envolverá os palácios dos Bandeirantes, Horto e o Boa Vista, em Campos do Jordão, onde serão realizadas exposições, palestras e visitas orientadas, entre outras atividades.

Na sede do governo paulista no Morumbi, Palácio dos Bandeirantes, acontecerá, a partir de 1º de outubro, a exposição Pessoas Modernas, onde Operários será um dos destaques. A exposição sugere a reflexão e discussão das transformações da figura, da moda e dos costumes ocorridos nos anos de 1910 a 1930, tema central do modernismo brasileiro. Poderão ser vistas obras de Flávio de Carvalho, Vicente do Rego Monteiro, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Cícero Dias, Cândido Portinari e outros.  

A curadoria é da Profa. Dra. Kátia Canton, do MAC-USP. São 58 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, além de reproduções de textos e imagens retirados da revista “O Pirralho”, um semanário crítico sobre cultura e comportamento, concebido e editado por Oswald de Andrade entre 1911 e 1917.

No Palácio de Verão do Horto Florestal, abre para convidados sábado, 20, a partir das 13h, as exposições: Gregório Gruber – Florestais reúne obras que retratam a região da Cantareira, a maior floresta natural em área urbana do mundo, e A arte da cerâmica – Aqui e Lá com obras da cerâmica marajoara. Além de ser um artista de muitas faces, pintor, desenhista, gravador, cenógrafo, escultor e fotógrafo, Gruber é um apaixonado pela região do Horto, onde mantém seu ateliê há mais de 30 anos. A partir das 13 horas, acontece a apresentação do Coral Guarani do Instituto Teko Arandu.

Nos dois dias da Primavera dos Museus, no Palácio Boa Vista de Campos do Jordão, o público poderá visitar –gratuitamente – a exposição Paisagem Moderna e o Diálogo Intercultural com obras do o acervo permanente que inclui  Alfredo Volpi, Djanira, Danilo Di Prete, Bonadei, Pancetti, Mario Zanini, Anita Malfatti e outros.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo