Operadores de trem do Metrô aprendem técnicas de locução

Funcionários recebem dicas de entonação e dicção e aprendem como dar a ênfase e a pausa corretas para uma boa leitura

ter, 03/08/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Para melhorar a qualidade da emissão dos avisos sonoros em trens, o Metrô, em parceria com o Senai, está realizando uma série de workshops para os funcionários da operação aprimorarem a locução das mensagens emitidas. Esse serviço é avaliado como de extrema importância pelos usuários.

Os funcionários recebem dicas de entonação e dicção e aprendem como dar a ênfase e a pausa corretas para uma boa leitura. Também são realizados exercícios vocais e, em seguida, gravações dos avisos que fazem parte do dia a dia para que os operadores percebam a importância de se trabalhar a voz.

Avisos públicos 

Avaliado nas pesquisas com os usuários como muito importante e fundamental, as mensagens sonoras nos trens, os PA´s, informam e orientam a melhor forma de utilização do sistema metroviário.

Nas frotas de trens mais antigas, todas as mensagens são emitidas pelos operadores. Já nos trens mais novos, elas são programadas e reproduzidas automaticamente.

Diariamente, cerca de 74 mil mensagens são emitidas. Destas, 62 mil são dadas pelos operadores e 12 mil de forma automática. Com o recebimento de novos trens e a modernização da frota existente, todas as composições terão sistema gravado de emissão de mensagens, mas o operador poderá emitir um PA sempre que houver necessidade.

Do Metrô