Operação Verão Limpo chega a 200 praias paulistas

Em sua vigésima edição, o projeto foi reformulado e ampliado

sex, 11/01/2008 - 10h11 | Do Portal do Governo

Em sua 20ª edição, a Operação Verão Limpo passou por uma boa reformulação e foi ampliada. Lançado no último dia 4, em Ubatuba, pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, o programa deve chegar este ano a 200 praias, abarcando todo o litoral paulista. “Envolvemos todos os municípios e teremos monitores que distribuirão sacolas reutilizáveis, que não são de plástico, nas praias dos 16 cidades da costa paulista”, explicou o secretário. “Queremos que o banhista recolha seu lixo, coloque-o na sacola, deposite-o na lixeira mais próxima e traga a sacola no dia seguinte”.

A campanha desenvolvida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em parceria com a iniciativa privada, conta com um novo apoiador: os vendedores ambulantes. Ao todo, cerca de 6 mil ambulantes transformaram-se em “agentes disseminadores de boas práticas ambientais” entre os usuários das praias paulistas neste verão. Por contarem com uma posição privilegiada junto aos banhistas – seus clientes – , os vendedores praianos receberam um avental e um boné, que os identificam com o Verão Limpo 2008, permitindo-lhes prestar informações educativas, principalmente sobre os cuidados com o lixo, que deve ser colocado em local adequado.

Para tanto, até 10 de fevereiro, 600 monitores das prefeituras distribuirão sacolas para coleta de lixo, com uma inovação: são confeccionadas com material lavável, podendo ser reutilizadas, pois contêm 50% de algodão e 50% PET. O “Verão Limpo 2008 – Tenha uma atitude ambiental” estará presente nos 16 municípios do litoral paulista, de Ubatuba até Ilha Comprida. O objetivo da ação é conscientizar os moradores e veranistas sobre a importância de se manter limpas as praias, espaços públicos e as rodovias de acesso ao litoral, além de incentivar boas práticas ambientais, como cuidados com os recursos naturais, não destruir a vegetação e, principalmente, a conservação de água. Materiais de apoio serão distribuídos nos pedágios das rodovias paulistas.

Concurso cultural

A campanha incorporou entre as suas ferramentas de atuação um site (www.ambiente.sp.gov.br/veraolimpo2008). Por meio deste, as crianças de todo o estado participarão da promoção cultural Verão Limpo 2008, até 31 deste mês. Para participar, basta acessar o site e escrever uma frase respondendo à pergunta: “Como deixar a praia mais limpa?”. As cinco melhores respostas ganharão ingressos para assistir ao Cirque Du Soleil, no dia 6 de fevereiro. No site, ainda, o internauta dispõe de informações sobre lixo, esgotos, compra, cuidados com a exposição ao sol, com o banho de mar e a balneabilidade das praias.

“A população está cada vez mais consciente. Neste verão, distribuiremos 800.000 sacolinhas, ou seja, serão 800.000 famílias mais conscientes”, disse Graziano, ressaltando que este é um trabalho pedagógico. Segundo ele, o papel do governo, que será intensificado, é incentivar e apoiar o trabalho das prefeituras. “Estamos desenvolvendo um trabalho de limpeza do mar, e não só da areia, como ocorre hoje. Em princípio, em Santos e Guarujá teremos ações para remover o lixo do mar, onde se encontra com facilidade garrafas e sacolas plásticas boiando na água. O Verão Limpo tem que ser uma ação mais complexa”, complementou o secretário Graziano.

O Verão Limpo 2008 é patrocinado pela Comgás, CBA, Estre e Shell, com apoio do Metrô de São Paulo e da CPTM, DERSA, DER e Ecovias.

Da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(I.P.)