Operação Verão fiscaliza produtos mais consumidos na estação

O objetivo é garantir que o consumidor não seja prejudicado na hora da compra

sáb, 29/01/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, 31, das 8h às 14h, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), realiza a Operação Verão, para fiscalizar se o conteúdo de produtos mais consumidos durante a estação corresponde à quantidade indicada na embalagem.

Serão examinados 90 lotes de itens como sorvetes, bronzeadores, repelentes, xampus, dentre outros, simultaneamente nos oito laboratórios do Ipem-SP em São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Em 2010, a mesma operação reprovou quatro (6,40%) dos 62 lotes de produtos analisados pelo Ipem-SP.

Segundo o superintendete do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, o objetivo da ação é garantir que o cidadão não seja lesado na hora da compra. “Intensificamos a fiscalização de produtos mais consumidos no verão visando garantir que os itens à disposição para venda possuam quantidade exata à que é informada na embalagem, para não gerar prejuízos ao bolso do consumidor”, afirma. 

Representantes das empresas fiscalizadas são previamente convidados a presenciar a análise. A imprensa também pode acompanhar o trabalho dos fiscais nos laboratórios da capital e do interior.

Em caso de irregularidade, a empresa autuada tem dez dias para apresentar defesa ao Ipem-SP, que define multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência. Se o comerciante não apresentar nota fiscal do produto, ele assume total responsabilidade sobre possíveis erros.

Do Ipem-SP