Operação Verão do Ipem-SP reprova 6,45% dos produtos examinados

Empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Instituto

qua, 27/01/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, reprovaram quatro dos 62 lotes de produtos pré-medidos (medidos sem a presença do consumidor) mais consumidos nessa época, como cosméticos (filtro solar, xampu, clareador de pelos e cremes para mãos, corpo e cabelos); repelentes, bebidas de verão (água de côco, hidrotônicos, refrigerantes e sucos), e sorvetes.

Os produtos foram examinados na última segunda-feira, 25, nos laboratórios do Ipem-SP nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

“Essa operação especial foi realizada no interior e estamos com o mesmo trabalho até a próxima sexta-feira na Baixada Santista, locais em que o movimento de consumo aumenta no período de férias”, explica o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao departamento Jurídico do Ipem-SP, que depois desse período define a penalidade, que varia de multa de R$ 100 a R$ 50 mil.

Do Ipem-SP