Operação Torniquete apreende peças de carros suspeitas

José Serra disse que os estabelecimentos sem alvará serão emparedados

sex, 16/03/2007 - 11h49 | Do Portal do Governo

Vários caminhões saíram carregados com mais de duas mil peças apreendidas na quinta-feira, 15, durante a Operação Torniquete para combater o comércio ilegal de peças de automóveis na Capital. O governador de São Paulo, José Serra, e o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, acompanharam de perto o trabalho que mobilizou 260 homens das Polícias Civil e Militar, 60 agentes da Secretaria de Estado da Fazenda, 20 guardas metropolitanos e um total de 96 veículos, entre viaturas e motos.

Presente a um dos estabelecimentos visitados, à Avenida Ricardo Jafet, o governador Serra enfatizou que todas as peças apreendidas sem documentação serão investigadas nas montadoras, para confirmar se são ou não produto de roubo. “É uma ofensiva grande que a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria da Fazenda e a Prefeitura estão fazendo. Temos que obstruir toda e qualquer comercialização que seja fruto de roubo”, assegurou o governador.

Combater o tráfico de carro roubado

Serra ainda lembrou que os estabelecimentos sem alvará de funcionamento seriam fechados e emparedados. “Muitos alimentam o tráfico dos carros roubados na Capital. Trata-se de quebrar o circuito aberto pelos carros roubados, que inclusive levam a assalto a mão armada e morte, em certas circunstâncias, e nós temos que obstruir toda comercialização do fruto do roubo”.

Confiante também no resultado da Operação Torniquete, o secretário Ronaldo Marzagão acredita que a ação levará “à apreensão de mais de dez caminhões com peças de origem duvidosa”. Os caminhões foram carregados com faróis, lanternas e latarias de veículos, material suspeito apreendido e encaminhado à Delegacia de Investigação sobre o Crime Organizado (Deic), para apurar sua legalidade. Ronaldo Marzagão ainda alertou: “o cidadão que compra esse tipo de mercadoria pode cometer o crime de receptação”. Participaram também da ação inicial o delegado geral de Polícia, Mário Jordão Toledo Leme, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Diniz.

À Secretaria da Fazenda coube fiscalizar a parte contábil das lojas, enquanto a Prefeitura encarregou-se de verificar os alvarás de funcionamento. A vistoria começou em 13 estabelecimentos da Avenida Ricardo Jafet, no Ipiranga, Zona Sul, e em 12 lojas da Avenida Rio das Pedras, na Zona Leste. Vários estabelecimentos amanheceram com as portas fechadas, mas esses endereços foram anotados pelos policiais civis para serem vistoriados nos próximos dias. Os imóveis fechados pela Operação Torniquete foram emparedados pela Prefeitura, por tempo indeterminado.

Balanço

Desde o início da Operação Torniquete, às 8h30, ao fim da ação, às 16h, o Deic contabilizou cerca de 2.620 peças apreendidas, todas por falta de documentação. São centenas de faróis, lanternas, pára-choques, pára-lamas, retrovisores, capôs, grades e piscas. Um veículo Gol, com chassi aparentemente adulterado, também foi apreendido.

A Operação Torniquete registra ainda a apreensão de dez motocicletas, uma arma de fogo, 29 condutores autuados e uma pessoa presa em flagrante.

A equipe do Deic esteve sob o comando do seu diretor, Youssef Abou Chahin, supervisionada pelo delegado Djahy Tucci Jr., e coordenada pelos delegados Manoel Camassa e Adalberto Henrique Barbosa. A operação foi de fiscalização ostensiva nos estabelecimentos denominados desmanches e também nos de venda de peças automotivas, visando prevenir e reprimir delitos contra o patrimônio.

Da Secretaria de Segurança Pública