Operação Teatro recebe avaliação positiva dos profissionais da área e do público

Projeto, implantado pelo governo paulista, tem garantido tranqüilidade e segurança aos freqüentadores de casas de espetáculos na capital paulista

ter, 28/12/1999 - 20h51 | Do Portal do Governo

A Operação Teatro, implantada pelo Governo do Estado de São Paulo para garantir tranqüilidade e segurança aos freqüentadores de casas de espetáculos da região central da capital paulista, apresentou resultados positivos. Desde o início do projeto, há sete meses, 8.045 pessoas foram averiguadas, 611 pessoas conduzidas ao DP, 22 procurados recapturados, 35 flagrantes e 1.799 veículos vistoriados.
Atuando de forma integrada e dentro de suas atribuições, as unidades das Polícias Civil e Militar, sediadas na região central, designaram 3.165 homens e 991 viaturas para executar medidas preventivas-ostensivas e de polícia judiciária. O trabalho é realizado de quinta-feira a domingo, nos horários entre 18 horas e meia-noite, de acordo com as programações mensais enviadas com antecedência pelas casas de espetáculos.
No dia 19 de maio, os secretários estaduais da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, e da Cultura, Marcos Mendonça, anunciaram o início da operação policial especial para coibir a ação de guardadores de carros e cambistas. ‘Esse era um antigo sonho do pessoal que trabalha e vive de teatro: dar segurança ao público que freqüenta as casas de espetáculo, principalmente no centro da cidade. Apresentamos essa idéia ao secretário Petrelluzzi e, após os estudos necessários, fomos prontamente atendidos’, destacou Lulu Librandi, assessora do Memorial da América Latina.
Com um método de ação abrangente, antes dos espetáculos, os policiais fazem uma operação `pente fino´ nas entradas e regiões circunvizinhas aos teatros, visando coibir a ação de guardadores de carros (flanelinhas) e cambistas. Essas pessoas são recolhidas às distritais da área para averiguação e demais medidas pertinentes, agilizando a elaboração de sindicância de vadiagem e recolhimento de procurados à disposição da Justiça.
Durante os espetáculos, os policiais patrulham a área para prevenir a ocorrência de furtos, roubos, porte ilegal de armas, porte, uso e tráfico de substâncias entorpecentes. Segundo Marcos Caruso, presidente da Associação Paulista dos Empresários de Teatro (Apetesp), ‘através de cartas e mensagens recebidas, nós sentimos que o público está muito satisfeito, e isto é um reflexo da operação. Por isso nós só temos que agradecer e parabenizar os policiais civis e militares e a Secretaria da Segurança’.
De acordo com o delegado João Carlos Carrasco, titular da 1ª Seccional – Centro, ‘a utilização de efetivos móveis e viaturas e policiais que normalmente atuam na área administrativa é uma experiência interessante, pois não sobrecarrega nenhuma das corporações nem afeta o policiamento ostensivo normal’.
Para o coronel Marcos Alcântara Lima, comandante do CPA/M-1 (Comando de Policiamento Área Metropolitana 1), ‘o mais importante nesse tipo de policiamento é a avaliação constante para o aprimoramento do serviço e para que o público possa sentir sempre que está sendo assistido e amparado’.