Operação “Segurança de Eletrodomésticos” do Ipem-SP reprova 26% das lojas fiscalizadas

Regulamentação aumenta a segurança do consumidor e favorece concorrência justa

sex, 09/08/2013 - 21h30 | Do Portal do Governo

Quatro das 15 lojas verificadas pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) durante a operação “Segurança de Eletrodomésticos” foram autuadas nesta sexta-feira, 9, na capital paulista, o que corresponde a 26,7% do total. Foram analisados 2.330 produtos, dos quais 42 foram reprovados, entre eles, cafeteiras, chaleiras elétricas e secadores de cabelo.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Liquidificadores, sanduicheiras, chapinhas, secadores, cafeteiras e ferros de passar roupa precisam ter o selo de segurança. Produtos como refrigeradores, condicionadores de ar, aquecedores, fogões e fornos a gás ficaram de foram da nova regulamentação porque são aparelhos que integram o PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) e já são avaliados pelo Inmetro dentro do programa de avaliação da eficiência energética e segurança.

O selo deve estar colado na embalagem ou diretamente no eletrodoméstico. Além de aumentar a segurança do consumidor, a certificação favorece a concorrência justa entre os produtos nacionais e importados, já que todos têm de seguir, obrigatoriamente, os requisitos das normas de segurança.

O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do IPEM-SP pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Do Portal do Governo do Estado