Operação Saturação prende 16 pessoas

PM apreendeu grande quantidade de drogas e estourou laboratório de refino

sex, 25/09/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar prendeu 16 pessoas, estourou um laboratório de refino de drogas, apreendeu armas e grande quantidade de entorpecentes, além de dinheiro e cadernetas com informações sobre o tráfico na região de Jundiaí. Esse é o saldo da Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste). O objetivo dessa ação é combater a criminalidade e restabelecer a ordem no Jardim São Camilo. 

Esta é a segunda Oste realizada fora da Capital. A primeira ocorreu em janeiro de 2006, no Guarujá, litoral sul de São Paulo. De acordo com o coronel Eduardo Felix, comandante da Tropa de Choque, a operação iniciada na quarta-feira, 23, não tem dia e horário para ser encerrada. Segundo o coronel João Osório Gimenez Germano, comandante do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior (49º BPM/I), responsável pelo policiamento na área do Jardim São Camilo, após a saída da Tropa de Choque o policiamento permanecerá no local com viaturas e efetivo do batalhão local. 

O objetivo da operação é aumentar a segurança dos cerca de 20 mil habitantes da região do Jardim São Camilo, desestruturando o tráfico de drogas na região, combatendo roubos, furtos e demais modalidades criminais. Mas a eficácia da operação depende, também, do estreitamento de laços com a comunidade, que deve denunciar e ajudar a polícia com a manutenção da ordem no local. “A Oste é importante para a comunidade. Ela demonstra que segurança pública é responsabilidade do Estado, porém, é dever de todos os cidadãos”, argumenta Gimenez, que complementa: “Deve-se refletir que é possível viver em paz, e que o cidadão faz a diferença”.

Participaram desta operação cerca de 480 policiais e 129 viaturas do 1º BPChq (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – Rota), do 2º BPChq (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas – Rocam), do 3º BPChq (Controle de Distúrbios Civis – CDC) e 4º BPChq (Comando de Operações Especiais – COE; Grupo de Ações Táticas Especiais – Gate; e Canil, com 14 cães), além do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho, com 40 cavalos, e Grupamento Aéreo.

Da Secretaria da Segurança Pública