Operação Saturação na favela Alba termina com recorde de apreensões

Em 93 dias, foram presos 43 foragidos da Justiça

sáb, 15/12/2007 - 20h30 | Do Portal do Governo

Foi encerrada,  quinta-feira, 13, a 10ª Operação Saturação na favela Alba, região da Vila Santa Catarina, zona sul da Capital. Na ação, iniciada em setembro passado, a Polícia Militar registrou recorde de apreensões de drogas, armas, munições e explosivos, sem disparar um único tiro de arma de fogo. Nesses 93 dias, foram presos 43 foragidos da Justiça.

O objetivo da operação foi o combate ao tráfico de drogas, roubos, furtos e prevenção de crimes relacionados às drogas, como porte ilegal de armas, homicídios, receptação, entre outros. O comandante do policiamento de choque, coronel Joviano Conceição Lima, explicou que “no início, a operação teve um pouco de dificuldade porque a comunidade era um pouco arredia, mas aos poucos fomos ganhando confiança e tivemos bastante receptividade”.

O coronel destacou que no segundo dia da operação (13/9) foram apreendidos, em um barraco dentro da comunidade Alba, 124 quilos de maconha. Mais recentemente, no último dia 5, também foram apreendidos 450 quilos de maconha e farta munição no bairro Jabaquara.

Joviano explica que durante a permanência da operação a área é saturada, mas depois a comunidade volta a normalidade. “A polícia territorial vai manter a tropa. Haverá viaturas da Força Tática durante 15 dias pela região. Além disso, haverá também uma base comunitária”.

Os números

Em 93 dias de combate a criminalidade na região, a PM realizou 54.558 buscas pessoais, 972 a estabelecimentos comerciais, além disso 7.239 carros e 13.038 motos foram vistoriados. Mais de 800 quilos de drogas entre maconha, cocaína, ecstasy, lança-perfume, crack e haxixe foram apreendidos. Isso sem contar, mais de dois mil equipamentos associados ao tráfico como, por exemplo, balanças de precisão, 32 armas de fogo e 1.265 munições que também foram apreendidas. Houve também 204 prisões em flagrante e a captura de 43 foragidos da Justiça.

Participaram desse trabalho 514 policiais militares, 137 viaturas e 65 animais. “Todo esse aparato foi necessário em razão dos altos índices de criminalidade na região, mesmo assim não demos um tiro sequer. Isso significa que o controle social da área territorial está sob o domínio da ordem, da legalidade e da ética”, afirmou Joviano.

Em relação aos períodos de 1º de setembro a 30 de novembro de 2006 e 2007, constatou-se queda de 18% no índice de roubo e 50% homicídio doloso (sem intenção de matar).

Ações sociais

A Operação Saturação, segundo Joviano, foi muito bem recebida pela comunidade, que contou com programas anti-drogas, palestras realizadas pelo Corpo de Bombeiros, Centro Odontológico da PM, Centro Médico, Comando de Policiamento Ambiental, Centro Musical e Canil. “O grande destaque foi a atendimento odontológico realizado em 255 jovens. Um fato curioso foi uma mãe que ficou sabendo do programa por parentes e trouxe a filha da Bahia para receber o atendimento gratuito aqui”, ressalta o coronel.

Joviano destaca que a Operação Saturação antecede a “Virada Social – Ações Integradas de Cidadania” – Programa de Segurança Pública do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que integra 26 secretarias e órgãos públicos estaduais, Prefeitura da Capital e parceiros da sociedade civil. “A Saturação leva para a comunidade a certeza que o Estado está com seriedade no tratamento para com as pessoas carentes. Esse programa terá continuidade junto às outras secretarias estaduais”.

Solenidade de encerramento

O Subprefeito do Jabaquara, Heitor Sertão, esteve no encerramento da operação e elogiou o trabalho realizado pela PM. “Essa operação trouxe uma grande tranqüilidade para nossa comunidade. Agradecemos imensamente o trabalho e a preocupação social, principalmente com crianças e jovens que receberam atenção especial com o trabalho realizado pelos dentistas”.

O subcomandante da PM, coronel José Roberto Martins Marques, destacou que além dos excelentes resultados, “não tivemos uma reclamação dos policiais que participaram da operação, por isso tivemos números tão positivos. Espero darmos continuidade nesses trabalhos”.

Da Secretaria de Segurança Pública