Operação Saturação apreende mais de 57 quilos de droga na Favela Alba

Os PMs encontraram no local maconha, crack, ecstazy e cocaina, além de 17 balanças, armas e munições

sex, 28/09/2007 - 9h03 | Do Portal do Governo

Durante o 15º dia de Operação Saturação na Favela Alba, Zona Sul da Capital, policiais do Comando de Policiamento de Choque apreenderam, na quinta-feira, 27, mais de 57 quilos de drogas em uma casa que era usada para embalar e vender no varejo os entorpecentes. Os PMs da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) encontraram maconha, crack, ecstasy e cocaína, além de 17 balanças de precisão, armas e munições.

A casa foi localizada pelos policiais após uma denúncia anônima. Cinco motos foram deslocadas ao local onde os policiais fizeram a segunda maior apreensão de drogas na 10ª edição da Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste). No dia 13 de setembro, após 24 horas de trabalhos, a polícia apreendeu 130 kg de entorpecente. Segundo o coronel Júlio César Dias Vieira, comandante da Rota, um dos principais objetivos dessa primeira fase da operação é inibir o tráfico. “A venda já está sufocada. Os chamados Drive-Thrus, que funcionam como pontos de vendas na entrada da favela, foram desativados”.

Dentre os mais de 57 kg de drogas que foram encontradas hoje, estavam 33 kg de maconha, 4,200 kg de crack, 100 gramas de ecstasy e 20 kg de cocaína. Para ser realizada a medição de pequenas quantidades do produto, os traficantes utilizavam 14 balanças eletrônicas. “Elas são bem pequenas, parecem uma almofada de carimbo”, descreve o coronel Dias. Outras três balanças médias de precisão também estavam no local.

Um revólver calibre 38, uma pistola 765 e 21 cartuchos 556 para fuzil, quatro calculadoras HPs, uma máquina seladora de embalagens e material para empacotar a droga foram apreendidos.

Apreensão COE

Policiais do Comando de Operações Especiais (COE) da PM apreenderam 515 cápsulas de vários calibres de armas, no final da manhã de hoje, na altura do número 930 da Rua Alba, na Vila Santa Catarina. Três de calibre revólver 45 deflagradas e quatro intactas; duas intactas de revólver 38; uma intacta de calibre 9 mm (uso restrito); 219 de fuzil 762 (30 delas deflagradas); 171 de revólver calibre 22; 58 de revólver 32, 42 de fuzil 556 e 15 de escopeta calibre 12.

Com o trabalho de hoje, a Operação Saturação soma 200 kg de drogas apreendidas. Já foram presas em flagrante 41 pessoas e 9.996 foram vistoriadas. A polícia apreendeu 11 carros e recuperou outros seis veículos produtos de roubo ou furto. Para o coronel Dias, os números comprovam os bons resultados da Operação Saturação. “Está melhorando muito a cada edição. Isso serve como um grande estímulo à Tropa”, declarou.

Marília Taufic

Da Secretaria Estadual da Segurança Pública

(I.P.)