Operação Oriente apreende nove toneladas de mercadorias ilegais

Foram fiscalizados depósitos na região do Brás

sáb, 18/08/2007 - 14h02 | Do Portal do Governo

Nove toneladas de mercadorias irregulares apreendidas. Este é o saldo da primeira etapa da Operação Oriente, iniciada nesta sexta-feira (17), na região do Brás, e que tem como objetivo coibir a comercialização de produtos de origem duvidosa. Trinta policiais militares, 18 policiais civis e 48 guardas metropolitanos participaram da ação de fiscalização realizada hoje em depósitos naquela área, cuja apreensão lotou oito caminhões com mercadorias variadas.

A Operação Oriente, de acordo com o coronel Álvaro Batista Camilo, comandante do CPA-M/1 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano-1), que atua na região central da Capital, terá novas etapas e será realizada em conjunto com a Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, Subprefeitura da Mooca, e contará com o apoio de órgãos como a CET, SPTrans, Artesp, ANTT e Eletropaulo.

Planejada pelo CPA-Centro, a Operação Oriente tem como alvo coibir a Feira da Madrugada – realizada por camelôs ilegais que se concentram, principalmente, nas ruas Oriente, Monsenhor de Andrade, Barão Ladário, Miller, Maria Marcolina, Casemiro e Xavantes –, que ocorre de segunda a sábado, no período das 3 às 7 horas, e tem um público consumidor de aproximadamente 11 mil pessoas vindas, inclusive, de outros Estados. A Feira é movimentada por cerca de 2.600 camelôs irregulares que vendem produtos de origem duvidosa.

A Operação é uma continuidade da ação que já vem sendo desenvolvida durante o dia para a retirada de camelôs que atuam na região central.

A Operação Oriente seguirá o modelo da Operação Saturação em sua segunda etapa, prevista para os próximos dias, e empregará cerca de 400 policiais militares e 55 viaturas. Contará, também, com recursos humanos dos demais órgãos envolvidos. A ação terá reforço da Cavalaria, do Canil, do Grupamento Aéreo e da Rota e, uma vez estabelecida, permanecerá na região pelo tempo que for necessário, conforme informou o coronel Camilo.

Ação integrada fortalece ações

A Operação Oriente tem como objetivo reprimir crimes como furtos, roubos, receptação, descaminho, pirataria, o comércio clandestino de mercadorias irregulares e visa melhorar a qualidade de vida na região do Brás, permitindo que os consumidores possam fazer suas compras com segurança, inclusive com camelôs regulares, que atuam nos bolsões ou que tenham o Termo de Permissão de Uso (TPU) emitidos pela Prefeitura.

Um dos pontos altos da Operação é o trabalho integrado que permitirá uma ampla atuação de todos os órgãos. “Os fiscais podem apreender mercadorias ilegais e dar seqüência às punições de infrações administrativas. A Polícia Civil manterá, além de efetivo, uma Delegacia Móvel para dar celeridade ao registro das infrações criminais”, exemplificou o coronel, que salientou a importância de cada um dos órgãos envolvidos. Até mesmo os ônibus provenientes das mais variadas regiões de São Paulo e de outros Estados do País serão vistoriados. “Uma ação conjunta é sempre mais dinâmica e oferece um resultado mais rápido e de maior qualidade”, complementou o coronel.

Da Secretaria de Segurança Pública

(J.N.)