Operação Não Solte Balões conscientiza população na Região Metropolitana

Policia Ambiental e Secretaria do Meio Ambiente promove todo ano, entre junho e agosto, a campanha

qui, 19/07/2012 - 12h54 | Do Portal do Governo

Entre os meses de junho e agosto, a Polícia Ambiental do Estado de São Paulo e Secretaria do Meio Ambiente promovem a operação Não Solte Balões. O objetivo da campanha é prevenir e reprimir os atos de fabricação, transporte, comercialização e soltura de balões. Em 2011 a Polícia Ambiental aplicou R$ 120.500,00 em multas e apreendeu 65 balões.

Neste ano a operação, que abrange toda Região Metropolitana, terá o reforço de policiamento com escala extraordinária nos fins de semana. Além disso, cartazes e folders estão sendo distribuídos para população em locais especialmente junto aos meios de transporte mais comuns, como trens e metrôs.

A ação deste ano teve o lançamento no último domingo, 15, no Horto Florestal e contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas e o comandante do Policiamento Ambiental, Milton Sussumo Nomura. Soltar balões que possam causar incêndios é crime com detenção de 1 a 3 anos mais multa.

Quem presenciar ou tiver informações sobre essa prática ilegal pode e deve denunciar. Os telefones de contato são: 190 da Polícia Militar, 181 e 0800-113560 do Disque Ambiente.

Do Portal do Governo do Estado