Operação Mãos à Obra interdita 51 itens e aplica 9 autos de infração

Fiscais do Ipem-SP visitaram 36 lojas de materiais de construção

ter, 14/02/2012 - 14h00 | Do Portal do Governo

Dos mais de quatro mil itens verificados na Operação Mãos à Obra, os fiscais do Ipem-SP apreenderam/interditaram 51 produtos, aplicando 9 autos de infração. As maiores irregularidades foram verificadas em conexões de ferro (32), barras de ferro (10) e cabos de aço (9). O principal problema foi a ausência do Selo de Identificação de Conformidade, que assegura ao consumidor que um determinado produto está de acordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro.

A Operação Mãos à Obra foi realizada na semana de 6 a 10 de fevereiro na Capital paulista. Os fiscais do Ipem-SP, autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e órgão delegado do Inmetro, visitaram 36 estabelecimentos. “Essa é a primeira operação especial do Ipem com este tipo de material – as fiscalizações periódicas são realizadas com frequência -, mas não será a única, porque precisamos erradicar esses erros para que os consumidores possam levar para casa produtos corretos”, diz José Tadeu Rodrigues Penteado, superintendente do Ipem-SP.

As empresas autuadas devem retirar do ponto de venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste prazo, o departamento Jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dobrando na reincidência.

Dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800-0130-522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

Da Ipem-SP