Operação Inverno 2007 visa reduzir emissão de poluentes por veículos a diesel

Lançamento aconteceu no pátio de caminhões da Ceagesp, em São Paulo

seg, 04/06/2007 - 15h23 | Do Portal do Governo

O governador José Serra lançou nesta segunda-feira, 4, a campanha de conscientização ambiental “Operação Inverno 2007”. A iniciativa tem por objetivo reduzir a ocorrência de episódios críticos de poluição do ar durante o inverno. Para a largada, o governador escolheu um endereço chave para sensibilizar o maior número possível de pessoas: o pátio de caminhões da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo).

“Esta é mais uma da série de medidas de preservação ambiental que estamos implementando. Temos que atacar os focos, como aqui. As garagens da prefeitura são outro. Se atacarmos a Ceagesp e as garagens, já vamos estar atacando boa parte dos caminhões de São Paulo”, explicou o governador no local por onde passam diariamente 10 mil caminhões, principais poluidores do ar na região metropolitana de São Paulo. Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, veículos a diesel são responsáveis por quase um terço (28%) das partículas inaláveis presentes na atmosfera da região metropolitana.

No início da solenidade, o governador acompanhou a inspeção de um caminhão utilizando um opacímetro – equipamento eletrônico que mede a quantidade de fumaça emitida por veículos movidos a diesel. Serra ressaltou a importância dos motoristas participarem da inspeção veicular promovida por técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Durante a operação, motoristas serão orientados a fazer a correta manutenção dos veículos para reduzirem a emissão de poluentes. Diversos pontos de fiscalização serão instalados nas rodovias de acesso à Capital e em diversos pontos no interior do Estado. Duzentos profissionais entre técnicos da Cetesb, Polícia Militar, Ambiental e Rodoviária devem participar da operação.

Fiscalização

Na fiscalização será utilizada a escala de Ringelman, cartão com um furo no centro, com cinco padrões de cinza impressos ao redor, do mais claro até o preto. O fiscal olha pelo furo em direção ao veículo e compara a cor da fumaça. Se ela for igual aos números 3, 4 ou 5 da escala, o veículo é multado. Nos dias 11 e 12 de julho, no Sesc Itaquera, serão os ônibus que passarão pelo testes.

Veículos que estiverem emitindo fumaça acima dos padrões estabelecidos pela legislação serão multados em valores que partem dos R$ 853,80 e chegam até os R$ 6 mil. “As multas são salgadas, para proteger o ar que a população respira. Isso é fundamental”, frisou o governador. Motoristas que consertarem o caminhão poluente terão 90% do valor da multa devolvido. “A multa é um constrangimento que se cria para o motorista cumprir a legislação”.

Para divulgar a campanha entre os motoristas, panfletos serão distribuídos em pontos estratégicos como postos de gasolina e praças de pedágio. A Operação Inverno 2007 faz parte do Projeto Respira São Paulo, que integra os 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado. As ações começam hoje e vão até o dia 26 de setembro.

“Esse é mais um importante passo que o Governo do Estado dá no combate à poluição”, resumiu o prefeito da Capital, Gilberto Kassab, que participou do evento. Ele ainda mencionou um convênio entre governo estadual e a prefeitura que permitirá a fiscalização eletrônica através de chips instalados nos veículos. “Em poucos meses vamos começar este trabalho. Vai melhorar muito a qualidade do ar”, adiantou.

Qualidade do ar

De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a fiscalização nesta época do ano é intensificada porque se trata de um período de estiagem, com noites frias e aquecimento rápido durante os dias ensolarados, o que favorece a ocorrência de inversões térmicas que prejudicam a dispersão de poluentes, mantendo-os em níveis próximos do solo.

As partículas emitidas pelos motores a diesel têm espessura inferior a dez milésimos de milímetro (o equivalente a 1/5 de um fio de cabelo) e penetram no trato respiratório, constituindo um dos principais motivos de internação de crianças e idosos nesta época do ano.

Uma pesquisa da Cetesb aponta que a frota de veículos é a principal fonte de poluição do ar. Em 2006, a frota da região metropolitana somou 7,3 milhões de veículos, sendo responsável por 97% do monóxido de carbono encontrado na atmosfera. A frota emite, ainda, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, que são os compostos formadores do ozônio, e óxidos de enxofre, além de material particulado. Composta por 450 mil veículos, a frota com motor a diesel é responsável por 40% do material particulado registrado pela Cetesb.

Manoel Schlindwein