Operação “Gutemberg” fiscaliza qualidade de produtos gráficos

Como forma de ampliar ainda mais o universo de produtos fiscalizados diariamente, tais como itens de higiene pessoal e de grande consumo popular, arroz, feijão, biscoitos, entre outros, que já […]

sáb, 10/11/2007 - 17h45 | Do Portal do Governo

Como forma de ampliar ainda mais o universo de produtos fiscalizados diariamente, tais como itens de higiene pessoal e de grande consumo popular, arroz, feijão, biscoitos, entre outros, que já fazem parte da rotina de fiscalização, o Ipem-SP investe na fiscalização de produtos pré-medidos em segmentos específicos.

Nesta segunda-feira, 12 de novembro, um total de 42 lotes de produtos pré-medidos utilizados para impressão gráfica passarão pelo exame do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Serão examinados nos sete laboratórios do Ipem-SP no Estado cartuchos de tinta, originais e reacondicionados, para impressora, etiquetas para impressão, papéis diversos para impressora, bobina de papel para fax, formulário contínuo, entre outros.

A fiscalização do Ipem-SP irá utilizar regulamentos técnicos para verificar a correspondência entre a quantidade declarada na embalagem e o conteúdo efetivo dos produtos, a fim de garantir que o consumidor receba sempre a quantidade correta.

Os lotes, cada um de cinco a 80 amostras, já foram coletados em supermercados e lojas especializadas ou fabricantes de material gráfico, nas áreas abrangidas pelos laboratórios do Ipem em São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

O acesso da imprensa é permitido e representantes das empresas fiscalizadas são previamente convidados a presenciar os exames metrológicos nos laboratórios do Ipem-SP.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP

(FSS)