Operação garante segurança no local do acidente

Governador José Serra visita local do acidente

sex, 12/01/2007 - 21h27 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô, órgão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, concentra seus esforços para garantir a segurança da área na Zona Oeste da Capital paulista, onde ocorreu um deslizamento de terra na tarde desta sexta-feira. À noite, o governador José Serra visitou o local do acidente.

O Metrô realiza reforço do solo do terreno com nata de concreto e faz a contenção de água na área. A grua, um grande guindaste que teve inclinação sobre o poço de obras, será estabilizada com cabos de aço.

O Metrô e o Consórcio Via Amarela, responsável pelas obras (e constituído pelas construtoras Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Correa e Andrade Gutierrez) estão mobilizados para garantir a segurança da população, especialmente os moradores próximos à área.

Estação Pinheiros

A futura estação Pinheiros da Linha 4-Amarela do Metrô está em construção para constituir uma das seis estações prioritárias da nova linha metroviária, entre o pátio de manutenção e estacionamento de trens em Vila Sônia e a estação Luz, na área central da Capital.

A operação comercial da primeira etapa da Linha, chamada “linha da integração”, está prevista para dezembro de 2008, com uma frota de 14 trens. Nessa etapa, a linha vai funcionar com seus 12,8 quilômetros de vias subterrâneas e as seis estações prioritárias: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, que farão integração física e tarifária com as demais linhas do Metrô (linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, respectivamente, nas estações Luz, Paulista e República) e ligação indireta com a Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), através da Linha “C” da CPTM, na Estação Pinheiros, e acesso posterior na Estação Santo Amaro.

A demanda diária estimada para a primeira etapa de operação da Linha 4-Amarela é de 700 mil passageiros. Quando estiver totalmente concluída, em 2012, a Linha 4 passará a operar, na mesma extensão subterrânea de 12,8 km, outras cinco estações: Vila Sônia, São Paulo/Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie/Higienópolis, com acréscimo de 15 trens em sua frota, e deverá transportar diariamente 970 mil pessoas.

As obras de construção da nova linha envolvem 27 frentes por toda a extensão do percurso, de Vila Sônia, local do futuro pátio de manutenção e estacionamento da frota de trens, até a Estação Luz, com conexão na Linha 1-Azul e integração com a malha ferroviária da CPTM.

Do Metrô