Operação fiscaliza mais de 20 rodovias que cortam o Estado

Os fiscais vistoriaram postos de gasolina e redes de restaurantes que operam na beira das vias

seg, 26/03/2007 - 15h59 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania fiscalizou nos dias 22 e 23 mais de 20 rodovias na capital e interior do Estado. A operação vistoriou postos de gasolina e redes de restaurantes que operam na beira das vias.

Nos dois dias foram visitados 132 postos de gasolina e inspecionadas 1.819 bombas de combustíveis. Desse total, 183 tiveram algum tipo de reprovação, sendo 48 bombas interditadas. A interdição se dá quando a fiscalização constata algum tipo de ocorrência que traz prejuízo para o consumidor. Por exemplo: fraude na quantidade de combustível com adulteração das bombas.

Também pode ocorrer quando existe algum vazamento de combustível em algum compartimento da bomba que pode colocar em risco a integridade física das pessoas, pelo risco de explosão, sem representar necessariamente prejuízo no fornecimento de combustível.

Naquele período, foram lavrados 24 autos de infração. Esse quesito diz respeito tanto a situações de prejuízo explicito ao consumidor como também ao desrespeito a algum dispositivo das Normas Legais do Inmetro. No total, nos dois dias estiveram envolvidos na operação 75 equipes ou 150 funcionários do Ipem-SP em todo o Estado.

Produtos pré-medidos

No setor de pré-medidos, nove equipes de fiscais das regionais da capital paulista, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto visitaram 22 estabelecimentos. Foram verificados 475 itens comercializados no local (produtos pesados pelos fiscais nos próprios estabelecimentos, tais como sequilhos, sanduíches, croissants, entre outros).

Desses, apenas dez produtos foram reprovados, sendo que a grande maioria apresentava irregularidades no aspecto formal (ausência de indicação quantitativa). Dezenove produtos estavam com a indicação da quantidade errada e foram coletados para fiscalização em laboratório. A maior irregularidade encontrada foi no produto brioche (cujas unidades estavam até 8g abaixo do declarado), comercializado em um restaurante da rede Graal, Autoposto G e G, em Barueri.

Da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania