Operação Fauna Livre apreende mais de 600 animais silvestres

Objetivo da operação foi impedir o comércio de produtos falsificados e de animais silvestres

seg, 16/08/2010 - 9h14 | Do Portal do Governo

A Operação Fauna Livre, realizada em uma feira na zona leste, resultou na apreensão de mais de 600 animais silvestres e produtos falsificados. No total, 27 pessoas foram detidas. A ação conjunta entre policiais da Divisão do Meio Ambiente, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), e da Delegacia Antipirataria, do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic), foi realizada no domingo, 15.

O objetivo da operação foi impedir o comércio de produtos falsificados e de animais silvestres.

Animais silvestres

O alvo da investigação era a feira de objetos usados que acontece aos domingos na Rua São Gonçalo do Rio das Pedras, em São Miguel Paulista, na zona leste. Para isso, somente a Divisão do Meio Ambiente, do DPPC, deslocou 40 policiais e 16 viaturas. No local, foram encontrados mais de 600 animais silvestres – sendo cerca de 500 aves, 90 tartarugas e 17 iguanas – que eram comercializados ilegalmente. Além disso, 22 pessoas foram detidas por tráfico de animais silvestres, formação de quadrilha e maus tratos.

Os animais serão levados ao Zoológico de São Paulo, na zona sul.

Mercadorias falsificadas

Os policiais da Delegacia Antipirataria apreenderam CDs, DVDs e produtos falsificados. Cinco pessoas foram detidas e ouvidas pelo delegado titular Antônio Salles Lambert, que abriu quatro inquéritos para apurar crime contra a propriedade imaterial. Os produtos apreendidos serão periciados e estão sendo contados no Deic.

Da Secretaria da Segurança Pública