Operação “Embarque Preferencial” completa um ano na CPTM e Metrô

Locais destinados à operação são delimitadas na área das plataformas correspondentes ao primeiro carro

qui, 27/11/2008 - 15h48 | Do Portal do Governo

No próximo dia 30 de novembro, a operação “Embarque Preferencial” completa um ano de implantação, na CPTM-Companhia de Paulista de Trens Metropolitanos e no Metrô. A iniciativa, que acontece de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (das 6 às 9 h e das 16 às 19 horas), tem como objetivo facilitar a entrada nos trens de pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade, entre as quais idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo.

Na CPTM, o balanço do “Embarque Preferencial” totalizou, até o momento, 1.195.765 usuários beneficiados pelo serviço, com uma média de 104 mil usuários por mês. A ação acontece no período de pico da manhã (das 6 às 9h), nas estações Guaianazes (Linha 12-Safira), Osasco (Linha 9-Esmeralda ) e em Mauá (Linha 10-Turquesa).

Já no período da tarde, entre 16 e 19h, a operação é realizada na estação Brás (embarque Linha 12-Safira), Luz (linhas 10-Turquesa e 11-Coral), Barra Funda (Linha 8-Diamante), Lapa (Linha 7-Rubi) e também em Osasco (Linha 9-Esmeralda). Em todas as estações, o embarque diferenciado é realizado nas duas primeiras portas do vagão líder de cada composição.

No Metrô, essa estratégia vem ocorrendo em cinco estações (Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda), Sé, Luz e Paraíso. Todas apresentam grande concentração de usuários nos horários de pico da manhã e da tarde, por se tratarem de estações de transferência entre os modos trem e metrô ou entre linhas de metrô em plataformas específicas.

Nas estações metroviárias, o “Embarque Preferencial” acontece sempre no primeiro carro do sentido da viagem do trem, onde usualmente já embarcavam as pessoas com deficiência visual ou em cadeiras de rodas, acompanhadas por empregados do Metrô.

Das 6 às 9 horas da manhã, todos os primeiros vagões dos trens que partem das estações inicial/terminal da Linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda) são destinados ao público-alvo dos embarques preferenciais. Nas estações intermediárias (Luz, Sé e Paraíso) os embarques preferenciais acontecem nas duas primeiras portas do primeiro vagão de cada trem, nos seguintes sentidos: Luz-Jabaquara e Sé-Jabaquara (na Linha 1-Azul) e Paraíso-Vila Madalena (na Linha 2-Verde).

No pico da tarde, das 16 às 19 horas, a estação Palmeiras-Barra Funda é a única onde o primeiro vagão de cada trem é integralmente destinado aos embarques preferenciais. Na estação Sé, a operação é realizada nos sentidos Tucuruvi e Jabaquara (Linha 1-Azul) e Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha). Já na estação Paraíso, o sentido é o de Tucuruvi (na Linha 1-Azul).

Ação, Comunicação e Aprovação

Os locais destinados à operação “Embarque Preferencial”, tanto no Metrô quanto na CPTM, são delimitadas na área das plataformas correspondentes ao primeiro carro da composição. Empregados são posicionadas na área de correspondente às portas de embarque, para orientação, vigilância e controle de acesso ao público beneficiado.

Para a estratégia foi criada uma sinalização especial para identificar e facilitar na plataforma o local do embarque diferenciado com faixas e painéis nas estações. A CPTM e o Metrô reforçam a comunicação sobre “Embarque Preferencial” diariamente, por meio de mensagens sonoras. Quanto à comunicação e informação sobre a estratégia, 88% dos usuários preferenciais consideram as informações existentes suficientes.

Pesquisa realizada pelo Metrô quatro meses após a implementação da estratégia, em abril de 2008, revelou que o “Embarque Preferencial” é aprovado por 97% pelos usuários. A aprovação da medida, entre os usuários preferenciais, saltou de 83% para 96%. Entre os demais usuários também houve um incremento da avaliação positiva de 76% para 88%. Vale destacar que estes últimos declaram que não houve piora nas condições da viagem por causa da medida.

Da CPTM e Metrô

(M.C.)