Operação do Ipem fiscaliza mais de mil bombas de combustível

Confira os resultados em cada regional

ter, 11/12/2007 - 10h17 | Do Portal do Governo

A Operação Bomba de Combustível realizada na primeira semana de dezembro fiscalizou 1.230 bombas em 122 postos do Estado. Durante a ação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, foram emitidos 35 autos de infração por erros no fornecimento de combustível, ausência de lacres, vazamentos ou por falhas eletromecânicas que comprometiam o funcionamento preciso dos aparelhos.

Participaram dos trabalhos 48 equipes de fiscalização das 13 regionais do Ipem no interior e das quatro unidades na capital. A partir das autuações, os responsáveis têm dez dias para apresentar defesa na superintendência do Ipem-SP. Após esse período, há uma análise jurídica e administrativa para aplicação de penalidade, que varia de advertência ao pagamento de multa de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Confira os resultados em cada regional:

• Capital – O maior erro de fornecimento de combustível contra o consumidor foi registrado na zona sul. O Depetrol Derivados de Petróleo, na Vila Moraes, foi flagrado fornecendo menos 420 ml e menos 560 ml nas vazões máxima e mínima. A Regional Sul verificou 152 instrumentos. Na Regional Leste foram 45 aparelhos fiscalizados. Também ocorreu uma autuação contra o Martins Autoposto, na Vila Formosa. A Regional Norte checou 51 bombas e registrou um auto de infração contra o Autoposto Jardim Brasil, na Vila Medeiros. A Regional Oeste fiscalizou 71 instrumentos e aplicou seis autos de infração – quatro contra o A. P. Speed e duas contra o Posto de Serviços Patota.

• Santos – Na fiscalização feita em Cubatão e no Guarujá foram verificadas 69 bombas. Foi autuado o Autoposto Caiçara do Casqueiro, em Cubatão.

• Presidente Prudente – Foram verificadas 55 bombas. Dos seis postos fiscalizados, apenas o Centro de Abastecimento Arco Íris foi autuado.

• Bauru – Foram examinados 47 instrumentos e emitidos cinco autos de infração contra o Posto de Combustíveis Top Castelo, Estrela Guia Auto Posto, Posto Odeon, Auto Posto Primeiro Distrito e Auto Posto Sabiá Bauru.

• São José do Rio Preto – Verificação feita em 107 aparelhos, em Catanduva e em São José do Rio Preto. Foram aplicados oito autos de infração: Três contra o Auto Posto Brasil, de Catanduva, um contra o Auto Posto Bela Vista, dois contra o Macri Comércio Combustível e dois contra o Ignoti Comércio Combustível e Lubrificante.

• Araçatuba – Verificação de 35 instrumentos resultou em autos de infração contra o Posto Primavera Birigüi e o Auto Posto Central Park, de Araçatuba.

• Ribeirão Preto – Checagem em 119 instrumentos, com um auto de infração contra o Auto Posto João Guilherme Carolo, em Araraquara.

• Sorocaba – Verificadas 121 bombas em 12 postos nos municípios de Sumaré e Piedade. Dois postos foram autuados em Sumaré: Autoposto Rebouças e Pit Stop Sumaré.

• Santo André (75 instrumentos verificados), São José dos Campos (56), São Carlos (75), Araraquara (19), Campinas (111) e Marilia (22) não registraram autuações.

SERVIÇO

Dúvidas, sugestões ou reclamações pelo telefone

da Ouvidoria: 0800 0130522

De segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas,

ou pelo e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

Mais informações, no site www.ipem.sp.gov.br

Da Assessoria de Comunicação do Ipem-SP

(I.P.)