Operação Direção Segura deve atingir marca de 200 mil motoristas submetidos ao teste do bafômetro

Marca comprova esforços da PM na fiscalização, que foi intensificada com a Lei Seca

ter, 18/05/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Operação Direção Segura deverá atingir este final de semana a marca de 200 mil motorista submentidos ao teste do bafômetro. A marca histórica comprova os esforços da Polícia Militar na fiscalização, que foi intensificada com a promulgação da Lei Seca, em 2008.

Para se ter uma idéia da importância do trabalho policial, nos primeiros meses de fiscalização no cumprimento da lei, apenas o 34º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) – especializado no policiamento de trânsito da Capital – era responsável pelas abordagens. Hoje todos os 32 batalhões territoriais da cidade estão aptos a realizá-las, aumentando sensivelmente a fiscalização, desde a região central até os extremos da Capital. Cinco mil policiais participam da operação diuturnamente, em forma de rodízio, em todos os bairros.

A Operação Direção Segura comprovou sua eficiência na educação dos motoristas: quando foi implantada, em abril de 2007, 17% dos motoristas abordados eram flagrados embriagados. No mesmo período de 2010, apenas 2,4% dos condutores foram surpreendidos com quantidades de álcool acima do permitido. A importância desse índice deve ser ressaltada, pois a fiscalização passou a ser mais intensa e submeteu 700 motoristas a mais ao teste.

Desde a publicação da Lei Seca, em 20 de junho de 2008, 7,2 mil motoristas foram autuados por embriaguez ao volante, ao infringir o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Destes, 1.344 foram presos em flagrante (por infração ao artigo 306 do CTB).

Da Secretaria da Segurança Pública