Operação Dia dos Namorados: Ipem fiscaliza 85 lojas de produtos têxteis

De 4.190 peças analisadas, 52 apresentaram irregularidades e foram reprovadas

qua, 06/06/2007 - 18h49 | Do Portal do Governo

No total, 4.190 peças foram verificadas nos dias 4 e 5 de junho. Dessas, 52 apresentavam irregularidades e foram reprovadas, o que gerou 29 autos de infração contra os responsáveis pelos estabelecimentos. Informações das etiquetas foram alvo da fiscalização

A semana que antecede o Dia dos Namorados é uma época em que os comerciantes esperam um crescimento na venda de determinados produtos. Itens têxteis, principalmente roupas, são, em geral, a escolha de vários casais na hora de presentear.

Por isso, sete equipes do Núcleo de Fiscalização Têxtil do Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, visitaram 85 lojas que confeccionam e vendem blusas, malhas, lingeries, entre outros, nos bairros do Tatuapé, São Miguel Paulista, Brás, Bom Retiro, Vila Mariana e Bela Vista, na capital paulista, e no centro comercial de Araras, no interior.

No total, 4.190 peças foram verificadas nos dias 4 e 5 de junho. Dessas, 52 apresentavam irregularidades e foram reprovadas, o que gerou 29 autos de infração contra os responsáveis pelos estabelecimentos. O produto é retirado de comercialização para correções pelos fabricantes. Os responsáveis têm ainda dez dias para apresentar defesa junto à superintendência do instituto.

Na capital paulista e em Araras, as principais irregularidades encontradas com respeito às informações que devem obrigatoriamente constar na etiqueta de todos os produtos têxteis (alvo da fiscalização do Ipem-SP) foram as seguintes: instruções sobre os cuidados para conservação fora da seqüência estabelecida (que deve sempre ser: lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e limpeza a seco, nessa ordem); utilização de palavra estrangeira na composição têxtil (92% “cotton”, em lugar de algodão); ausência do CNPJ ou do tamanho do produto ou ainda do nome ou razão social do fabricante.

Além disso, os fiscais constataram etiquetas cuja informação dos cuidados para a conservação do produto estavam ausentes ou conflitantes para o consumidor; a falta da indicação da composição têxtil ou utilização do nome comercial da fibra (“lycra”) de que é feito produto em lugar da denominação correta (elastano).

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP