“Operação Dia das Mães” gera 89 infrações para o setor têxtil

Fiscalização passou pela capital e interior de São Paulo

ter, 05/05/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Na semana do Dia das Mães, fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, saíram às ruas para fiscalizar mamadeiras e produtos têxteis.

Durante a “Operação Dia das Mães” foram verificadas 1.250 mamadeiras e bicos de silicone, que não apresentaram irregularidades. No setor têxtil foram examinados tapetes, cortinas, roupas de cama, mesa e banho. Dos 12.534 produtos, 137 apresentaram irregularidades (1,10%), que geraram 89 autos de infração. Somente na capital foram verificados 8.606 produtos em 176 estabelecimentos visitados e 71 receberam autos de infração.

Os fiscais examinam se a peça apresenta uma etiqueta obrigatória contendo dados do fabricante ou do importador, CNPJ, país de origem, composição têxtil, cuidados com a conservação e indicação de tamanho.
O trabalho foi realizado nos bairros da capital paulista: Brás, Cerqueira César, Bom Retiro, Mooca, Santo Amaro e Pinheiros. Na região metropolitana foram fiscalizadas lojas nos municípios de São Caetano e Osasco e, no interior do Estado, equipes estiveram em Bauru, Jundiaí e Piracicaba.

Em Bauru, uma equipe visitou 14 estabelecimentos e verificou 1.210 produtos têxteis, dos quais 14 foram reprovados gerando autos de infração para nove empresas.

Em Piracicaba, 22 lojas foram visitadas e de 1.560 peças têxteis verificadas, nove foram reprovadas e foram emitidos cinco autos de infração.

Na cidade de Jundiaí, fiscais visitaram 22 estabelecimentos comerciais e verificaram 1.158 produtos, dos quais cinco receberam reprovação. Quatro empresas foram autuadas.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre diversos assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

Do Ipem-SP