Operação Delegada reduz criminalidade em 37% nos bairros

Operação na qual PMs trabalham nos dias de folga para a Prefeitura de SP, ajudou a reduzir em 37% o índice de roubos e furtos nos bairros onde foi implantada

seg, 09/08/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Operação Delegada, na qual policiais militares trabalham nos dias de folga para a Prefeitura de São Paulo, ajudou a reduzir em 37% o índice de roubos e furtos nos bairros onde foi implantada. Além de realizar a tarefa de fiscalização designada pela prefeitura, a presença dos PMs inibe a criminalidade nos bairros onde atuam.

No período de 15 de junho a 14 de julho, em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução expressiva da criminalidade, chegando até a 93% de queda nos roubos na rua 25 de Março, e 88% nos furtos na rua Santa Ifigênia.

Atualmente, mais de quatro mil PMs realizam a atividade delegada. Diante do sucesso da experiência na Capital, prefeitos de outras cidades têm procurado a Polícia Militar para implantar a Operação Delegada nos municípios. Os municípios de Santos e Bertioga confirmaram publicamente o interesse em negociar com a PM condições para a realização da Operação Delegada.

Segundo o comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, o número de policiais participantes da operação pode aumentar, dependendo do interesse dos municípios e dos policiais – a adesão é voluntária.

A Operação Delegada é uma oportunidade para policiais que queiram usar os dias de folga para complementar a renda, realizando serviços de fiscalização para a prefeitura. A participação dos policiais militares na operação é opcional. Eles trabalham até oito horas e recebem atualmente cerca de R$ 113 por dia trabalhado.

Da Secretaria da Segurança Pública