Operação contra fumaça preta de veículos vai até setembro

Cidadão que se deparar com lançamento de material particulado pode denunciar o caso à Cetesb

ter, 18/08/2015 - 19h33 | Do Portal do Governo

Até setembro, a Secretaria do Meio Ambiente e a Cetesb prosseguem com a fiscalização da emissão de fumaça preta por parte de veículos movidos a diesel. A ação faz parte da Operação Inverno 2015, que começou no dia 22 de junho.

A estação mais fria do ano apresenta condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão dos poluentes. A fumaça preta lançada diretamente na atmosfera pela descarga dos escapamentos dos veículos movidos a diesel tem reflexos diretos sobre a saúde da população, principalmente doenças nas vias respiratórias.

O cidadão que se deparar com lançamento de material particulado pode denunciar o caso à Cetesb, por meio do Fale Conosco/ Disque Meio Ambiente, no 0800 11 35 60, ou pelo site da companhia.

Para denunciar é preciso preencher um cadastro com a placa do veículo, local, município, data e hora da ocorrência e espécie (ônibus, caminhão, carro etc). O denunciante pode deixar comentários e optar por receber retorno da denúncia. O proprietário recebe uma notificação para ajustar o seu veículo. Caso contrário, está sujeito a ser flagrado na rua e ser multado

A multa estipulada aos infratores é de 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), correspondente a R$ 1.275,00.

Do Portal do Governo do Estado