Operação conjunta das Polícias Civil e Militar mobiliza mais de 350 homens

Cães, Choque, Cavalaria, motos e até um helicóptero foram utilizados

dom, 02/04/2000 - 15h56 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realizou neste sábado, dia 1º, uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar com o objetivo de apreender entorpecentes, localizar procurados pela Justiça e flagrar crimes contra a economia popular, entre outros.
A operação, que teve início as 23 horas e 45 minutos deste sábado, concentrou-se ao longo da Rua Augusta, entre a Avenida Paulista e a Praça Roosevelt, região central de São Paulo, com bloqueios, inclusive, nas ruas paralelas e adjacentes.
Toda a movimentação foi comandada pessoalmente pelo secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, com o apoio do Comandante Geral da Polícia Militar, Rui César Melo e do Delegado Geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo.
Foram utilizadas 82 viaturas e 207 homens da Polícia Civil de vários departamentos, como GARRA, GOE, DENARC e Polícia Fazendária. Na Polícia Militar foram 39 viaturas leves, 4 caminhões pesados, 1 guincho, 18 motos, 16 cavalos, 4 cães, um helicóptero e 179 homens entre Choque, Cavalaria e outras unidades.
Como resultado, foram abordadas, em 5 horas de operação, 1.237 pessoas em bloqueios, 207 veículos vistoriados, 2 boates fechadas por crime contra o consumo (economia popular), 53 infrações de trânsito, pequenas quantidades de droga (maconha, cocaína, crack), 102 pessoas detidas e 15 flagrantes realizados.
‘Contamos com o efeito surpresa para recuperar espaços urbanos em degradação’, disse o secretário de Segurança Marco Vinicio Petrelluzzi durante a operação. ‘O objetivo destas operações, que serão contínuas e em diversos locais espalhados pela cidade’, continuou Petrelluzzi, ‘é dar ostensividade à Polícia e, conseqüentemente, tranqüilidade ao cidadão. Portanto,a qualquer hora e em qualquer lugar, grandes blitz como essa ocorrerão’, concluiu Petrelluzzi.