Operação Bomba de Combustível do Ipem fiscaliza 91 postos no Estado

No total foram verificadas 788 bombas de combustível líquido. Cinqüenta e quatro instrumentos foram reprovados e 19 interditados. As principais fraude

seg, 28/05/2007 - 19h19 | Do Portal do Governo

No último sábado, 19, trinta e três equipes das treze regionais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizaram a Operação Bomba de Combustível. Na capital paulista e Grande São Paulo a fiscalização se concentrou naqueles estabelecimentos que foram alvo de reclamações junto à ouvidoria da autarquia.

O balanço geral da operação mostra que as equipes de fiscais do Ipem-SP visitaram 91 postos de combustível e foram verificados, no total, 788 bombas de combustível líquido. Desse total, 54 bombas foram reprovadas e 19 interditadas (podem voltar a funcionar, após os devidos reparos, depois da aprovação do Ipem-SP). Não ocorreram apreensões de instrumentos.

A ação de fiscalização ocorreu na capital paulista, Guarulhos e ABC paulista (São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul), na Região Metropolitana de São Paulo. Houve fiscalização também nas regionais de: Santos, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Bauru, Araraquara, Araçatuba, Marília e Campinas.

Maiores irregularidades

Na Regional de Santos, a maior irregularidade foi encontrada no Centro Automotivo Alevi Ltda., localizado em São Vicente, com erros de 300 ml de gasolina contra o consumidor em 20 litros de combustível fornecido, nas vazões mínima e máxima. No total as equipes da regional verificaram 56 bombas e visitaram seis estabelecimentos.

Em Ribeirão Preto as equipes do Ipem-SP visitaram nove postos de combustível e fizeram verificações em 96 bombas. A maior incorreção foi encontrada no posto Rarniza M. Abou Haikal que fornecia 380 ml a menos de combustível na vazão mínima e 300 ml na vazão máxima, em 20 litros de combustível comercializado.

Em São José do Rio Preto, foram visitados quatro estabelecimentos e verificadas 27 bombas. No Posto Itamarati Yantra Ltda. foi encontrada a maior irregularidade. Na vazão máxima o estabelecimento fornecia menos 140 ml em cada vinte litros de gasolina comercializado.

Em Araçatuba a irregularidade foi flagrada no Auto Posto Quemil Ltda. que fornecia a menos, em uma de suas bombas, 120 ml de combustível, tanto na vazão máxima quanto na mínima.

Em Bauru, o posto autuado pelo Ipem-SP foi o Redentor Com. de Derivados de Petróleo Ltda., que em uma de suas bombas e na vazão máxima fornecia menos 200 ml de combustível a cada vinte litros comercializados.

Em Campinas foram visitados oito postos de combustível e verificadas 80 bombas. Não houve constatação de irregularidades com relação ao volume de combustível fornecido para o consumidor. O mesmo ocorreu em São Carlos, onde oito postos foram vistoriados e 45 bombas verificadas.

Na regional de São José dos Campos ocorreu uma autuação em um estabelecimento que estava com uma bomba sem o lacre do Ipem-SP no eliminador de ar e gás. Não foi constatada fraude contra o consumidor.

Situação semelhante foi constatada em Araraquara, onde as equipes de fiscais visitaram três estabelecimentos e fizeram verificação de 24 bombas de combustível.

Em Santo André três estabelecimentos foram verificados e 51 bombas vistoriadas. Não houve constatação de irregularidades. Na Regional Norte/Guarulhos, na Grande São Paulo três estabelecimentos foram vistoriados e 18 bombas verificadas. Também não houve constatação de fraude contra o consumidor.

Finalmente, na Regional Oeste da capital foram visitados dois postos de gasolina, sendo verificadas 16 bombas de combustível e mais uma vez não houve constatação de fraudes contra os consumidores. Por fim, a equipe de fiscalização da sede da capital visitou oito estabelecimentos, verificando 107 bombas. Também não ocorreu constatação de fraudes contra o consumidor.

Do Ipem-SP