Operação “Aluno Nota 10” fiscaliza amanhã materiais escolares

IPEM-SP vai analisar se os produtos seguem as indicações de quantidade, peso e dimensão mencionadas nas embalagens

dom, 18/01/2015 - 12h50 | Do Portal do Governo

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realiza nesta segunda, 19, a Operação “Aluno Nota 10”. A ação tem por objetivo identificar se o conteúdo de diversos materiais escolares corresponde ao indicado na embalagem para o consumidor, como peso, quantidade e dimensão (tamanho).

Serão avaliados diferentes artigos de uso escolar, como cadernos, papel sulfite, massas de modelar, purpurina, glitter, clips, plástico para encapar, fita adesiva, tintas (guache, nanquim, acrílica), papéis em bloco (canson, vegetal, folha para fichário), entre outros itens.

Os produtos coletados pelos fiscais em pontos de venda de pequeno, médio e grande porte, além de lojas especializadas em todo o Estado, serão avaliados, simultaneamente, nos laboratórios do IPEM-SP localizados em Bauru, Ribeirão Preto e São José dos Campos, além da Capital. 

Os exames nos laboratórios do IPEM-SP podem ser acompanhados por representantes das empresas fiscalizadas, que são previamente convidados, assim como pelos veículos de imprensa interessados. As empresas autuadas têm até dez dias para apresentar defesa ao IPEM-SP. A multa pode variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-SP pelo telefone 0800-0130-522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br. Mais informações, acesse o site.

Do Portal do Governo do Estado