Opções para curtir a natureza nos parques paulistas

Parques em outros municípios podem ser visitados de trem

ter, 08/07/2008 - 10h01 | Do Portal do Governo

Quem prefere contato maior com a natureza pode aproveitar a ocasião para ir aos vários parques localizados nas proximidades de estações da CPTM. No centro de São Paulo, em frente à Estação da Luz, está o mais antigo jardim público paulista: o Parque da Luz. O local oferece playground, tanque de areia, dois lagos, dois espelhos d’água e área para apresentações. O visitante pode apreciar também inúmeras esculturas de artistas consagrados que decoram o lugar.

A duas quadras da Estação Barra Funda, há o Parque da Água Branca. Boa alternativa para crianças e adultos, o parque possui pista de Cooper, trilha ecológica, além de atrações culturais e educativas.

O ABC também oferece ótimas opções. Em frente à Estação Guapituba, em Mauá, o destaque é o Parque Ecológico Alfredo Klinkert Júnior. A poucas quadras da Estação Santo André, fica o Parque Celso Daniel e, em São Caetano, um ônibus municipal, que sai da estação homônima e passa pelo Espaço Verde Chico Mendes.

Recentemente inaugurado, o Parque Centenário da Imigração Japonesa, em Mogi das Cruzes, é outra opção de lazer e contato com o meio ambiente. Dispõe de quatro lagos, área verde, trilha e atrações fixas, como o Museu da Imigração Japonesa, parquinhos para crianças e uma réplica do Kasato Maru, primeiro navio a aportar em Santos com imigrantes japoneses, cem anos atrás. Próximo da Estação Estudantes, final da Linha 11– Coral, basta pegar um dos vários ônibus que servem ao parque no Terminal Estudantes para chegar.

Confira endereços dos parques da cidade

Parque da Luz

Praça da Luz, s/no – Luz

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas

Entrada franca

Parque da Água Branca

Avenida Prof. Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda

Tels. (11) 3865-4130 e 3865-4131

Horário de funcionamento: das 7 às 18 horas

Entrada franca

Espaço Verde Chico Mendes

São Caetano do Sul

Avenida Fernando Simonsen, 566 – Bairro Cerâmica

Tel. (11) 4232-5165

Horário de funcionamento: das 6 às 21 horas

Entrada francaParque Ecológico Alfredo Klinkert Júnior

Mauá

Avenida Capitão João, 3.220 – Jardim Guapituba

Tel. (11) 4555-3597

Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas

Entrada francaParque Centenário da Imigração Japonesa

Avenida Francisco Rodrigues Filho, s/no – César de Souza – Mogi das Cruzes

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8 às 18 horas

Entrada franca

Pontos turísticos possíveis de serem visitados utilizando trens da CPTM

• Jundiaí

Conhecida como a maior produtora da região no auge da era do café e com 350 anos de história, a cidade de Jundiaí é um verdadeiro museu a céu aberto para os amantes do tema. Uma das atrações é o Museu Ferroviário Barão de Mauá, instalado na cidade desde 1979. Outra é o Mosteiro de São Bento, construído em arquitetura barroca no século 17.

Como chegar: embarque no trem na Estação Barra Funda, sentido Francisco Morato, e siga até a Estação de Jundiaí

• Santana de Parnaíba

Uma das oito cidades que fazem parte da Rota dos Bandeirantes – circuito de turismo criado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo –, Santana do Parnaíba é a Ouro Preto paulista. Abriga casas e prédios remanescentes a partir do século 17.

Como chegar: entre no trem na Estação Barra Funda, sentido Itapevi. Desça na Estação Barueri e pegue o ônibus Pirapora do Bom Jesus, para desembarcar em Santana.

• Paranapiacaba

Vila ferroviária que pertence ao município de Santo André, foi construída em 1856 em decorrência da implantação da estrada de ferro que ligava São Paulo ao Porto de Santos. Lá, é possível visitar várias construções históricas. Você pode aproveitar e fazer trilhas em um espaço de 4 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica.

Como chegar: pegue o trem na Estação Luz, sentido Rio Grande da Serra, e desça nessa estação final. Lá é preciso pegar o ônibus para Paranapiacaba, que parte de hora em hora durante a semana e a cada 30 minutos nos finais de semana