ONU dá aula a alunos da rede pública

450 estudantes participam de evento com a organização das Nações de 5 a 7 de outubro

ter, 25/09/2007 - 14h55 | Do Portal do Governo

Uma experiência única na vida de 450 estudantes de escolas estaduais irá ocorrer entre 5 e 7 de outubro. A Secretaria de Estado da Educação reunirá este grupo, de escolas da periferia da Grande São Paulo, com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU). É o Global Classrooms, evento da ONU que ensina e discute sobre os problemas mundiais: pobreza, conflitos armados, proteção de refugiados e meio ambiente.

Por oito meses estes 450 alunos da rede estadual de ensino pesquisaram e aprenderam em sala de aula sobre estes temas. Agora apresentarão trabalhos para os membros da ONU. Além da secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, estará presente o embaixador brasileiro para assuntos internacionais na ONU, Jadiel de Oliveira.

O principal objetivo do projeto é cultivar a liderança e o estudo do aluno, assim como as habilidades para a vida adulta e as atitudes necessárias para participação ativa na sociedade.

“É oportunidade única para os alunos, sobretudo os da periferia da Capital, entenderem melhor as implicações do processo de globalização e poderem visualizar sua inserção no mundo”, afirma a coordenadora do projeto na Secretaria, Rose Louback.

Para que os alunos ficassem “antenados” nas questões mundiais, a Secretaria capacitou seus educadores. Encontros de orientação aconteceram com cerca de cem professores de História, Geografia, Português e Inglês, além de voluntários da Associação Nacional Nações Unidas – Brasil (Anubra), uma ONG filiada à ONU responsável pela parceria com a Secretaria.

“A preparação dos professores foi fundamental. Eles despertaram o interesse pelos temas mundiais nos alunos, que obtiveram ganho de rendimento”, comenta a professora Maria Margarete dos Santos, responsável pelo acompanhamento pedagógico da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – Cenp. Coube aos professores selecionar os melhores candidatos para a etapa final do projeto: uma conferência seguindo todos os protocolos utilizados pela ONU.

O ponto alto do Global Classrooms será em 2008, quando cinco alunos da rede pública terão a chance de viajar para Nova York, com o apoio dos patrocinadores, para conhecer de perto o trabalho realizado pela Organização das Nações Unidas.

Da Secretaria da Educação