ONU concede prêmio à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Reconhecimento é pela dedicação aos direitos das pessoas portadoras de deficiência

ter, 07/02/2012 - 16h00 | Do Portal do Governo

A secretária de Estado da pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, foi selecionada para receber o prêmio internacional “Cidadão Responsável” do International Council For Caring Communities (ICCC), que será entregue nesta terça, 7, na sede das Nações Unidas, em New York (EUA), durante o evento “Futuros Urbanos”.

Este prêmio reconhece talentos e realizações especiais, os quais incluem visão de futuro e esforços, e principalmente inspiração e dedicação aos direitos das pessoas com deficiência. “O incentivo ao desenvolvimento urbano inclusivo e acessível estimula novas consciências para a melhoria de toda a humanidade. Seus esforços globais transformaram o diálogo em ação, razão pela qual o ICCC é profundamente agradecido”, destaca a professora Dianne Davis, presidente da instituição, sobre o prêmio concedido à secretária.

Além de receber o Prêmio, Linamara foi convidada, como especialista renomada, a fazer uma apresentação durante a Sessão de Trabalho “Futuros Urbanos: Novas Consciências… o Norte encontra o Sul”, durante a 50ª Sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social, na sede das Nações Unidas. As Sessões de Trabalho discutirão as oportunidades e desafios com um “Estridente Chamado à Ação”. Na parte da tarde, o foco será em “Futuros Urbanos: Novas Mentalidades”.

O PRÊMIO

Este prêmio foi criado em 1996 e foi recebido por diversas personalidades, entre as quais: senador Roy Goodman, presidente da Corporação das Nações Unidas para o Desenvolvimento; embaixadora Julia Alvarez da Missão Permanente da República Dominicana junto às Nações Unidas; embaixador Samuel Insanally da Missão Permanente da Guiana junto às Nações Unidas; doutor Wally N’Dow, ex-secretário geral da “Habitat II, Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Urbanos”; o embaixador Juan Somavia, da Missão Permanente do Chile junto às Nações Unidas e, atualmente diretor geral da OIT; o comissário Aurélio Fernandez Lopez, da 2ª Assembléia Mundial sobre o Envelhecimento das Nações Unidas em Madri, Espanha; e o embaixador Francis Lorenzo, Presidente da South-South News.

A Sessão está sendo organizada pelo ICCC em cooperação com parceiros das Nações Unidas.

Da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência