Ônibus metropolitanos são aprovados em ação de redução de poluentes

No mês do Meio Ambiente, programa da EMTU analisou frotas de cinco regiões metropolitanas do Estado de janeiro a maio

qui, 14/06/2018 - 11h37 | Do Portal do Governo

Em prol do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último 05 de junho, a EMTU fez um balanço deste ano do Programa ConscientizAR. A iniciativa visa diminuir a emissão de poluentes dos ônibus das linhas intermunicipais das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.

Durante os meses de janeiro a maio, o projeto avaliou veículos metropolitanos do sistema regular das regiões de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba. Por meio de uma equipe técnica, foi feito um levantamento do nível de fumaça preta expelida pelo escapamento dos coletivos.

O cenário foi positivo nas áreas de estudos. Na Grande São Paulo, foram verificado 738 ônibus, sendo 93% aprovados. Na Baixada Santista esse número foi ainda maior: 99,69% da frota foi aprovada no programa.

Na região de Campinas, dos 1.107 coletivos avaliados, 85% foram aprovados, o que corresponde a 940 veículos. Nas inspeções realizadas no Vale do Paraíba/Litoral Norte, 316 veículos foram analisados. Desse total, 83%, cerca de 262, apresentaram nível de emissão em níveis permitidos. Em Sorocaba, a aprovação foi de 71%.

É importante lembrar que a emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à má qualidade do combustível utilizado. Em caso de irregularidade, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização.

No Estado, o Programa ConscientizAR tem caráter educativo e busca informar as entidades operadoras sobre a necessidade de manter os motores regulados. Desde 2008, a ação é realizada em conjunto com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).