Ônibus metropolitanos com mais qualidade e segurança

65% dos veículos inspecionados em setembro e outubro foram totalmente reparados

sex, 05/12/2008 - 15h07 | Do Portal do Governo

Dos 470 veículos reprovados nos últimos dois meses na inspeção realizada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, 300 foram reapresentados com todas as falhas solucionadas. Este é o primeiro resultado da nova legislação em vigor (Resolução nº STM 042/08), que determina o repasse dos ônibus urbanos, rodoviários e microônibus reprovados na fiscalização, independente da gravidade das irregularidades constatadas (grave, média e leve) na manutenção e conservação da frota. As empresas que não submeteram os 170 veículos restantes à segunda inspeção foram autuadas.

Antes a reapresentação era obrigatória apenas para os veículos com falhas graves, relacionadas aos itens de segurança, como pneus, freios e chassi. Agora, a identificação de qualquer tipo de problema exige o repasse, que envolve desde falhas como vazamento de óleo, assoalho gasto, banco rasgado até riscos na pintura, no revestimento interno, falta de parte de friso, entre outras.

Esta medida resultará na melhoria da qualidade do serviço prestado, com menor índice de quebras e, ainda, mais conforto aos usuários com a melhor conservação e limpeza da dos veículos.

A atual legislação considera, ainda, o desenvolvimento tecnológico do setor que conta com ônibus de quatro e cinco portas, ônibus equipados com elevador, com piso totalmente rebaixado (low floor) e piso dianteiro rebaixado (low entry), além de tecnologias de combustíveis diferenciados como o híbrido, etanol e, futuramente, o hidrogênio.

A Resolução STM nº 042 também reforça a política ambiental da EMTU/SP com o controle maior da emissão de fumaça dos ônibus urbanos e rodoviários, pois prevê medições com opacímetro em toda frota cadastrada. A empresa será autuada se o veículo não estiver regulado.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP