Ônibus leva assuntos ambientais a estudantes de Campinas

As visitas são monitoradas e a participação é gratuita, mas requer agendamento prévio. Ônibus ficará no município até o dia 5

ter, 02/10/2007 - 14h44 | Do Portal do Governo

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vai manter de hoje (1/10) até a próxima sexta-feira (5), numa importante avenida de Campinas, um ônibus totalmente modificado que serve de espaço para o ensino lúdico de assuntos ambientais a alunos das redes pública e privada. A iniciativa é parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que segue até o dia 7 no País.

As visitas são monitoradas e a participação é gratuita, mas requer agendamento prévio. Dentre outros recursos, a unidade móvel conta com máquina de hidrólise, para o ensino de química, e um mapa interativo, com informações sobre o curso do rio Tietê. O intuito é despertar o interesse pela ciência e pela tecnologia nas crianças e jovens.

O projeto, intitulado “Educando sobre as Águas: Educação Ambiental em Recursos Hídricos”, é coordenado pelo pesquisador da Apta, pólo de Jaú, Glauber José de Castro Gava. Ele já alcançou 170 mil alunos de 34 cidades, na primeira fase. Para a segunda – aberta em 22/9, no Dia do Rio Tietê, em sua nascente, Salesópolis – a idéia é levar informações a 68 mil alunos da região da calha do rio, que envolve cerca de 68 municípios.

A equipe é composta por um biólogo e por um motorista-monitor. Nas aulas os alunos podem observar, por exemplo, o monitoramento da qualidade da água, a presença de poluentes e o ciclo hidrológico. Vídeos educativos, cartilhas, CDs e boletim técnico compõem o material didático. O projeto envolve, ainda, cursos de capacitação para professores.

O projeto, que conta com apoio do Programa Petrobrás Ambiental e é desenvolvido em conjunto com a ONG Mãe Natureza – Movimento de Amparo Ecológico de Barra Bonita, recebeu o “Prêmio Brasil Ambiental” da Câmara do Comércio Americana do Rio de Janeiro no início deste ano. “Em 400 avaliações feitas até o final da primeira fase, a média dos alunos se manteve em 9,7”, afirma o coordenador.

SOBRE A APTA – Com um corpo de 900 pesquisadores científicos e 1,6 mil funcionários de apoio e administrativos, a Apta tem como missão gerar e transferir ciência e tecnologia para a agropecuária paulista, por meio dos seis institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura: o Agronômico (IAC), o Biológico (IB), de Economia Agrícola (IEA), de Pesca (IP), de Tecnologia de Alimentos (Ital) e de Zootecnia (IZ).

A Apta conta com 15 pólos regionais de pesquisa, distribuídos em 15 localidades do Estado: Jaú, Ribeirão Preto, Pindorama, Andradina, Adamantina, Presidente Prudente, Assis, Piracicaba, Capão Bonito, Pariquera-Açu, Pindamonhangaba, Monte Alegre do Sul, Colina e Votuporanga.

SERVIÇO:

Projeto “Educando sobre as Águas: Educação Ambiental em Recursos Hídricos” – unidade móvel
Data: de 1º a 5/10
Local: Avenida Brasil, 2.340, Jardim Chapadão, Campinas
Informações: 19 3743-1669, apta@apta.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura

(C.C.)