ONGs apresentam projetos ambientais à Sabesp

Um deles prevê o plantio de 60 mil árvores em propriedades rurais

qua, 30/01/2008 - 11h07 | Do Portal do Governo

Um dos principais projetos desenvolvidos pelo Instituto Ipê denomina-se Nascentes Verdes – Rios Vivos, segundo seu diretor-executivo, Eduardo H. Ditt. Contempla três componentes: biodiversidade, educação ambiental e restauração florestal – sendo esse o mais diretamente relacionado com a Sabesp. A meta inicial é plantar 60 mil árvores, mas isso pode ser ampliado após a parceria. Doze proprietários rurais cederam suas terras para a realização do plantio.

Gianmarco Bisaglia, diretor-administrativo da Associação Terceira Via, apresentou a sua entidade e os projetos concebidos por sua equipe profissional, com ênfase no Mata Ciliar e Parque Ambiental Mangue Seco, ambos em Joanópolis. Segundo Bisaglia, o meio ambiente deve ser encarado como grande cadeia produtiva, como gerador de emprego e renda, além de estimular a promoção de empreendimentos. “Qualquer projeto ambiental tem de pensar no que pode gerar enquanto negócio”, explicou.

A contribuição das florestas na manutenção dos reservatórios foi um dos tópicos abordados pelo engenheiro florestal Gilberto Tiepolo, representante do The Nature Conservancy, organização com atuação no País desde 1988 e responsável pela recomposição de áreas no município de Piracaia.

A coordenadora da Rede das Águas e do SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, focou parte de sua apresentação no projeto Águas das Florestas Tropicais, trabalho desenvolvido em parceria com a Coca-Cola, grupo industrial que tem na água uma de suas principais matérias-primas. Uma das ramificações do projeto é o reflorestamento, num prazo de cinco anos, de 3 mil hectares na microbacia do Rio Piraí, que abrange os municípios de Cabreúva, Itu, Salto e Indaiatuba.

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)