ONG parceira da Secretaria da Cultura está em lista de melhores do Brasil

SP Leituras, que atua em conjunto com a pasta estadual, gere a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos

ter, 20/11/2018 - 15h08 | Do Portal do Governo

Organização Social sem fins lucrativos criada em maio de 2010, a SP Leituras alcançou o posto de uma das 100 melhores ONGs do Brasil. Vale destacar que o anúncio ocorreu no começo deste mês, durante cerimônia realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Trata-se da 2ª edição do “Guia Melhores ONGs”, uma iniciativa do Instituto Doar e da Rede Filantropia.

A SP Leituras, que atua em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado, gere a Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), além do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano, além de coordenar o SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas), com vistas a atualizar acervos e qualificar as equipes das bibliotecas dos 645 municípios do Estado.

O prêmio Melhores ONGs foi concebido para valorizar as organizações filantrópicas que se destacam no trabalho em prol da sociedade, por meio de boas práticas de gestão e transparência. O resultado é fruto da avaliação dos processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação. A edição atual apresentou cerca de 1.800 instituições inscritas.

Premiações

É importante frisar que, neste ano, a BSP e a BVL foram finalistas de premiações internacionais relevantes. Além disso, a Biblioteca Parque Villa-Lobos acaba de ultrapassar o marco de 1 milhão de frequentadores, enquanto a Biblioteca de São Paulo já rompeu a barreira de 2,5 milhões de visitas.

A SP Leituras tem o objetivo de promover junto à população, e em especial às camadas de baixa renda e às pessoas em situação de vulnerabilidade, oportunidades de acesso, discussão e criação em torno da leitura e da cultura em suas diversas linguagens e suportes. A organização aceita doações de Pessoas Físicas e Jurídicas. Os interessados podem conhecer, pela internet, as atividades promovidas.