Onda de calor muda a rotina das aulas de educação física

Educação orienta professores de educação física a reduzir esforço de alunos

ter, 03/03/2009 - 13h03 | Do Portal do Governo

Devido ao forte calor e à baixa umidade do ar, registrados nos últimos dias em todo o Estado, a Secretaria da Educação resolveu orientar seus professores de educação física a reduzir o esforço dos alunos. A ação da Pasta tem objetivo de prevenir problemas de saúde nos estudantes devido a atividades físicas neste período.

O calor continua atingindo todo o Estado, aliado ao tempo seco. A capital, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, registrou nos últimos dias a maior temperatura desde 1943. O mesmo acontece em cidades do interior paulista.

Com a recomendação da Secretaria, as atividades de educação física podem ser desenvolvidas em quadra com esforço reduzido ou em sala de aula, como fisiologia, história e regras dos diversos esportes e jogos de classe, trabalhando, assim, a agilidade e a coordenação-motora.

É importante também que os alunos sejam conscientizados da ingestão de líquidos para a hidratação. Nas escolas os professores devem cuidar para que os alunos ingiram líquidos durante exposição ao forte calor.

“A educação física, claro, deve continuar. Mas com os devidos cuidados, sempre com a preocupação de não prejudicar a saúde dos estudantes”, afirma Sérgio Roberto Silveira, da área de Educação Física da Secretaria.

Da Secretaria da Educação