Oncologia Clínica do HC da Unicamp recebe nova área de atendimento

O Serviço de Oncologia Clínica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu na sexta-feira, 6, sua nova área de atendimento aos pacientes. A nova área foi reformada e ampliada […]

ter, 10/07/2007 - 14h02 | Do Portal do Governo

O Serviço de Oncologia Clínica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu na sexta-feira, 6, sua nova área de atendimento aos pacientes. A nova área foi reformada e ampliada com recursos – cerca de R$ 150 mil – da Universidade e de parceiros sociais do hospital. Agora, as 800 consultas médicas ao mês, incluindo 80 casos novos, estarão sendo atendidas com o dobro da área física, que passa de 220 metros para 440 metros quadrados. O número de consultórios foi triplicado (9) e contará inclusive com uma sala odontológica, uma sala de procedimento e uma para cuidados paliativos. Já a sala de quimioterapia recebeu novas cadeiras e climatização.

Segundo a responsável pela Disciplina de Oncologia do hospital, professora Carmem Sílvia Passos Lima, as obras levaram seis meses e priorizaram a humanização do ambiente. “Todos os consultórios e salas de apoio possuem muita iluminação natural, além das paredes, que receberam pinturas em cores suaves, o que contribuirá para melhorar o estado emocional dos pacientes, acompanhantes e funcionários”, destacou a oncologista.

De acordo com o superintendente do HC, professor Luiz Carlos Zeferino, a nova área é uma das etapas estratégicas que estão sendo conduzidas com gestores estadual e federal para melhorar os atendimentos e procedimentos oncológicos no HC. “Em breve, teremos novidades nessa área”, informou Zeferino. Já o coordenador geral da Universidade, professor Fernando Costa, enfatizou que “somos referência na área e temos atraído cada vez mais profissionais e pesquisadores de alto nível. Certamente a oncologia é uma área que crescerá muito nos próximos anos em todo mundo e não será diferente aqui, pois vejo o quando estamos preparados para esses desafios científicos e assistenciais”.

O HC da Unicamp funciona como referência para o atendimento a pacientes com câncer das Diretorias Regionais de Saúde (DRS) de Campinas, Piracicaba e São João da Boa Vista e até de outros Estados. O serviço também oferece consultas de Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Odontologia. O HC faz parte do serviço de Registro Hospitalar do Câncer (RHC), com a notificação compulsória dos casos de câncer atendidos no hospital junto à Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP). Hoje, os tipos de câncer com maior freqüência no ambulatório e na quimioterapia do HC são cólon e reto, cabeça e pescoço, próstata e gástrico.

Onco in Concert – Parte dos recursos utilizados na reforma foi captado junto a inúmeras atividades culturais promovidas nos últimos dois anos, pelo Programa de Parceria Social do HC. Um dos primeiros eventos foi a apresentação da Filarmônica de Campinas, no salão social da Sociedade Hípica de Campinas, tendo reunido mais de 700 pessoas no primeiro show beneficente. Foram realizados ainda peças teatrais, exposições e leilões de obras de artes doadas por artistas da Região.

Da Unicamp