Olimpíadas Escolares 2008: São Paulo ganha 15 medalhas de Ouro

Além das 15 de Ouro, São Paulo obteve 13 de Prata e 10 de Bronze

qua, 19/11/2008 - 18h33 | Do Portal do Governo

As Olimpíadas Escolares 2008 chegaram ao final com um resultado positivo para o Estado de São Paulo. Foram obtidas 15 medalhas de ouro, sendo seis no Atletismo, seis no Judô, uma no Tênis de Mesa, uma no Basquete Feminino e uma no Vôlei Masculino. Este significativo evento de esporte escolar do Brasil contou com cerca de 3.300 participantes (2.850 atletas) representantes de 825 escolas públicas e privadas, no período de 6 a 16 de novembro, movimentando João Pessoa, capital da Paraíba, com  jovens de  15-17 anos. Ao todo, participaram delegações de 24 estados mais o Distrito Federal, disputando nove modalidades: handebol, basquete, judô, vôlei, xadrez, atletismo, tênis de mesa, futebol de salão e natação. Além das 15 de Ouro, São Paulo obteve 13 de Prata e 10 de Bronze.

Para Luís Fernando Butti Escobar, técnico responsável pela equipe vitoriosa de Voleibol Masculino, do Colégio Campos Salles, zona Oeste da Capital, “agora somos bicampeões, pois no ano passado, também levamos a medalha de Ouro, defendendo a bandeira paulista”. Há 16 anos trabalhando com Voleibol, o professor Escobar atribui a vitória à disciplina, estímulo, preparo físico e união de todos. “Todos esses jovem se respeitam, nem preciso falar duas vezes, pois estamos juntos com o mesmo objetivo: subir ao pódio”. Disse que a sua escola já tem uma tradição no Voleibol e que apoio da diretoria é fundamental neste processo.

Já a técnica Lúcia Helena Scarpelli Gumerato, responsável pela equipe de Basquete Feminino, Ouro nessas Olimpíadas, afirmou, com muita convicção: “viemos para ganhar”. Do Colégio Divino Salvador, no município paulista de Jundiaí, Lúcia conta com orgulho sua intimidade de 35 anos com o basquete e revela que a instituição para a qual trabalha tem tradição de 40 anos nesta modalidade esportiva. “Por isso recebemos muito incentivo dos padres salvatorianos e estamos sempre entrando em disputas”. Como ela mesmo diz, “sou amiga  dessas jovens com disciplina e isso vale a pena, dá resultado”.

As Olimpíadas Escolares 2008,  que têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino do território nacional, são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte e no próximo ano de 2009, jovens de 12-14 anos estarão em Poços de Caldas, MG e os de 15-17, em Londrina e Maringá, PR.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo